Newsletter ECD #125

A “nossa” Newsletter, junto com o “nosso” Podcast Áreas Contaminadas, cumpre um papel de dar poder pelo conhecimento, trazendo informações, conteúdos, textos, temas e dicas que nem todo mundo tem acesso e de dar voz a vocês que comentam, sugerem, indicam, debatem comigo aqui, reconhecendo a importância de todas e todos vocês para o mercado e para o planeta.

É um motivo de orgulho ter vocês aqui conosco lendo, comentando, enviando sugestões, debatendo semanalmente as principais notícias do Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), e também notícias sobre meio ambiente, ambientalismo, saúde, filmes, livros, músicas, teorias para adiar o fim do mundo e outras coisas, sempre com comentários com o objetivo central de construir um mundo melhor para todas e todos.

Se alguém quiser compartilhar a nossa Newsletter com os amigos, as amigas, podem fazer isso tranquilamente ou mandar o link para preenchimento do formulário de inscrição, que é esse: https://forms.gle/wJoFfUzv9vSkw19g7 .

Algumas das Newsletters anteriores estão no site da ECD (www.ecdambiental.com.br).

E também, graças ao nosso amigo José Gustavo Macedo, nossa Newsletter está sendo publicada também no site do Sigesp – Sindicato dos Geólogos do Estado de São Paulo, o que é motivo de muita honra para nós!!!! Vejam lá a Newsletter #124 e algumas anteriores

https://sigesp.org.br/noticias/newsletter-ecd-124    

Aproveito e recomendo aos Geólogos que se filiem ao sindicato, isso é muito importante para toda a sociedade.

 

Essa semana tivemos 2 novas inscrições na nossa Newsletter. Somos em 633 agora. Sejam e bem-vinda e bem-vindo, Alyne e Gabriel !!!!!

 

Gostaria de relembrar que temos uma campanha no “Apoia.Se” para mantermos os nossos canais de divulgação científica gratuitos nessa Newsletter e no Podcast. A campanha, para quem quiser e puder contribuir está no site http://apoia.se/ecdambiental

É simples, você escolhe como fazer esse pagamento, com boleto, cartão, etc. A transação é segura como qualquer compra online e mensalmente o Apoia.se faz essa cobrança; se for por boleto, a plataforma te envia os boletos mensalmente.

Agradeço demais aos apoiadores e às apoiadoras atuais, principais responsáveis pela manutenção dos nossos canais de divulgação. Sem a ajuda deles, dificilmente seria possível dedicar todo esse tempo à pesquisa, produção e o desenvolvimento do material gratuito do podcast e dessa Newsletter. Muito obrigado a vocês!!!

 

Ábila de Moraes, Alison Dourado, Allan Umberto, André Souza, Atila Pessoa, Augusto Amável, Beatriz Lukasak, Bruna Fiscuk, Bruno Balthazar, Bruno Bezerra, Bruno Bonetti, Cristina Maluf, Daiane Teixeira, Daniel Salomão, Diego Silva, Fabiano Rodrigues, Felipe Nareta, Fernanda Nani, Filipe Ferreira, Geotecnysan, Gilberto Vilas Boas, Guilherme Corino, Heitor Gardenal, Heraldo Giacheti, João Paulo Dantas, João Lemes, José Gustavo Macedo, Joyce Cruz, Larissa Macedo, Larissa dos Santos, Leandro Freitas, Leandro Oliveira, Lilian Puerta, Luana Fernandes, Luciana Vaz, Luiz Ferreira, Marina Melo, Paulo Negrão, Pedro Astolfi, Rafael Godoy, Renato Kumamoto, Roberto Costa, Rodrigo Alves, Silvio Almeida, Sueli Almeida, Tamara Quinteiro, Tatiana Sitolini, Tatianne Grilleni, Tiago Soares, Wagner Rodrigo, Willem Takiya, e mais 7 apoiadores anônimos.

 

Gostaria também de convidar vocês a ouvir os primeiros episódios do Screening de Notícias, nosso mini-podcast derivado do nosso Podcast Áreas Contaminadas, apresentado por Lillian Koreyasu Riyis. A ideia com o SdN é trazer as principais notícias do GAC, meio ambiente, economia, saúde e de outros assuntos relacionados, fazendo comentários da nossa visão sobre os fatos, da mesma forma que aqui na Newsletter, mas em formato “podcastal”. Espero que gostem. Temos 07 episódios no ar!!!!!

 

Episódio #130 do Podcast Áreas Contaminadas foi ao ar na última quinta (10/11). Nele, conversei com Heloisa Grana, Isabela Thobias, Milena Emy Matsubara e Tais Avelar Guimarães. A ideia com esse episódio é fechar o ciclo dos episódios que analisam a II Conferência AESAS sobre Gerenciamento de Áreas Contaminadas, ocorrida no final de agosto/2022. Falamos sobre esse importantíssimo evento nos episódios: #122, com a visão da equipe da Soldí, que organizou o evento; #124, com a visão de pessoas experientes no GAC que já estiveram em Conferências Internacionais como a Battelle; e #125, com a visão de Responsáveis Legais, de clientes que estiveram na Conferência. Para encerrar esse ciclo de avaliações do evento como um todo, nós queríamos trazer a visão de pessoas que não fossem chefes, não fossem donas, ou seja, que fossem trabalhadores ou trabalhadoras da base do GAC, que estão no dia a dia produzindo estudos, coletando dados, fazendo relatórios, enfim, botando a mão na massa. O que essas pessoas observaram de interessante na Conferência? Quais os pontos de melhoria que elas podem apontar? Consideramos que seria uma contribuição muito importante, talvez a mais importante de toda a série de episódios.

Durante a nossa procura pelas pessoas a serem entrevistadas me deparei com um grupo muito interessante, que representa muito bem esse perfil profissional que estávamos buscando. São 4 mulheres, Engenheiras Ambientais, foram na Conferência, são alunas dos cursos de Pós do SENAC, trabalham em Consultorias, começaram no GAC depois da DD-038, e que têm uma trajetória muito interessante de amor pela vida, amor pelo Meio Ambiente, muita luta, de cair no GAC quase por acidente para se apaixonarem e se encontrarem profissionalmente no nosso mercado. Realmente demos muita sorte nessa escolha!!!!!

Elas falam sobre o que elas enxergaram como pontos altos da Conferência: Intrusão de Vapores, PFAS (uma unanimidade), Novas Tecnologias, Avaliação de Risco Ecológico, ESG, Painel Jurídico, Grandes Casos de Metano e a discussão de como regular os novos produtos químicos, as novas substâncias químicas de modo que sejam seguras ao ambiente e à saúde das pessoas.

Como pontos de possíveis melhoras elas apontaram: o elevado custo do ingresso, que inviabilizaria a participação delas se elas não tivessem os privilégios de ganharem esse ingresso (pelo SENAC ou pela empresa, no caso a Sanifox, que pagou a entrada da Heloisa); a necessidade de ser “tudo ou nada”, ou seja, de não haver a possibilidade de comprar um ingresso para assistir 1 dia, que seria mais barato e poderia permitir que as empresas revezassem seus funcionários, mandando uma parte por dia; a falta de pessoas da “Base da Cadeia Alimentar”, especialmente os trabalhadores do campo; a falta de estudantes (talvez uma política especial para estudantes que inscrevem trabalhos como na Battelle).

Obviamente, elas, da mesma forma que os analistas dos episódios anteriores, tecem loas à Conferência e concordam que os pontos positivos superam de longe os pontos de melhoria, e, da mesma forma que a Ábila e o Alick no Episódio #125, gostariam de uma Conferência por ano. Na minha opinião, fechamos a avaliação do evento com chave de diamante!!!!

Além da Conferência, elas falam do histórico delas, da “luta de classes” dentro do GAC, da motivação para apresentar trabalhos nos eventos versus a dificuldade em implementar essa vontade, do amor pelo trabalho, pelo desafio, pelo aprendizado constante, de como é a “vida de famosa” após o “Hollywood do GAC” e um ponto que eu gostaria de destacar, da visão ambientalista delas, de pensar no agora para impactar positivamente o futuro. Durante a explanação do histórico, elas falaram sobre o papel relevante que professores e professoras do ensino fundamental e médio nas escolhas profissionais futuras. Quero dizer que as quatro certamente orgulham esses professores do passado, e também os professores atuais, pois são profissionais e mulheres maravilhosas, que estão lutando para que aquela maquete do “lugar bonito”, construída lá atrás, se torne uma realidade no nosso mundo.

Editando o episódio delas, dá para sentir a chegada do novo começo de era, com essa gente fina, elegante e sincera. O amanhã chegou, e será pleno!!!!  

 

Episódio no Youtube: https://youtu.be/CUuCgN8R0SA

Episódio no Spotify: https://open.spotify.com/episode/75toBuuab6QaSxUGGs3z8F?si=zcWZslJqSeCIOxijFPMBjA

Episódio no Apple Podcasts: https://open.spotify.com/episode/75toBuuab6QaSxUGGs3z8F?si=zcWZslJqSeCIOxijFPMBjA

 

Algumas pessoas me falaram sobre a figura da Capa do Episódio. Gostaria de lembrar que é uma obra famosa do Modernismo Brasileiro, chamada “Operários”, de Tarsila do Amaral. É uma imagem icônica sobre a classe trabalhadora, especialmente a classe operária industrial, das cidades. Para o GAC é também icônica, pois fala do início da industrialização dos centros urbanos, que veio a gerar as áreas contaminadas que conhecemos hoje. Junto com “Segunda Classe”, é uma obra que fala sobre o povo oprimido do início do Século e dialoga com a obra de Portinari, contemporâneo de Tarsila. Recomendo que vocês procurem mais informações sobre a obra. Entre elas, esse vídeo muito interessante, uma bela aula sobre modernismo e sobre a história do início do Século XX: https://www.youtube.com/watch?v=D0RCFfqczrU

Aqui um texto curto que explica o contexto da obra: https://www.culturagenial.com/quadro-operarios-de-tarsila-do-amaral/

 

Na próxima semana, teremos o Episódio #131 do Podcast Áreas Contaminadas. Nele, mostrarei uma conversa muito legal com Silvio Nunes de Almeida. Falamos de futebol, de aulas, de aspectos técnicos de análises químicas em diferentes matrizes, e claro, do mercado do GAC, já que o Silvio começou lá atrás, quando “tudo era mato”, como no sítio onde ele cresceu, ou na chácara que eu cresci. É uma história muito legal, contada por esse cara de coração enorme. Vocês vão gostar, com certeza.

 

Enquanto isso, vejam o Perfil dele no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/silvio-nunes-6aab3514

 

O Nosso Podcast Áreas Contaminadas tem o patrocínio Master da Clean Environment Brasil (www.clean.com.br ), e o Patrocínio Ouro do Laboratório Econsulting (http://econsulting.com.br/) e da Vapor Solutions (www.vaporsolutions.com.br)

 

Mais uma vez, muito obrigado!!!!

 

 

Vamos agora às notícias da semana:

 

Recebi essa semana algumas contribuições muito legais de: Manoel Riyis Gomes, Lucas Venciguerra, Deivid Migueleti, Daniela Alarcon. Obrigado, pessoal!!!!!  Quem identificar erros ou falhas, ou quem tiver dicas, críticas, sugestões para dar, por favor, me mande, para rechearmos esse espaço com as ideias de vocês.

 

- Recebi, nessa última semana, algumas vagas de emprego para divulgar: Waterloo (Comercial), Vortex (Estágio), Reconditec (Auxiliar de Campo), Reconditec (Técnico de Campo). Soube também de várias outras vagas não anunciadas em muitas outras consultorias, se você é um profissional da área, recomendo que entre no site da AESAS e entre em contato diretamente com as empresas associadas (www.aesas.com.br). As vagas que recebo ou vejo, compartilho imediatamente no nosso Canal do Telegram (https://t.me/areascontaminadas)

 

- Essa semana vou indicar duas canções, que, embora se comuniquem bem com os temas da nossa Newsletter, têm a principal função de homenagear dois grandes gênios da nossa música popular brasileira que nos deixaram na semana que passou: Gal Costa e Rolando Boldrim.

 

Rolando Boldrim eu acompanhei muito quando era criança e adolescente, no Som Brasil, e nas manhãs de domingo nos mostrava a música de raiz brasileira, em particular as “músicas caipiras”, isso nos anos 80, antes da chegada do “Sertanejo Pop”. E ele nos ensinava sobre a cultura popular com deliciosos causos que ele contava como ninguém. Eu poderia escolher várias canções imortalizadas por Rolando Boldrim, como Chico Mineiro, por exemplo, que me diz muito pessoalmente, mas resolvi selecionar uma que ilustra a trajetória do próprio Boldrim e de muitos de nós, especialmente aqueles que lutam por um planeta melhor, um mundo mais justo e que toda a humanidade tenha plenas condições de se desenvolver. A canção chama-se “Eu, a Viola e Deus”

 

Eu vim-me embora

E na hora cantou um passarinho

Porque eu vim sozinho

Eu, a viola e Deus

 

Vim parando assustado, espantado

Com as pedras do caminho

Cheguei bem cedinho

A viola, eu e Deus

 

Esperando encontrar o amor

Que é das velhas toadas canções

Feito as modas da gente cantar

Nas quebradas dos grandes sertões

 

Na poeira do velho estradão

Deixei marcas no meu coração

E nas palmas da mão e do pé

Os catiras de uma mulher, ei

 

Esta hora da gente ir-se embora é doída

Como é dilurida

Eu, a viola e Deus

 

Eu vou-me embora

E na hora vai cantar um passarinho

Porque eu vou sozinho

Eu, a viola e Deus

 

Vou parando assustado, espantado

Com as pedras do caminho

Vou chegar cedinho

A viola, eu e Deus

 

Esperando encontrar o amor

Que é das velhas toadas canções

Feito as modas da gente cantar

Nas quebradas dos grandes sertões

 

Na poeira do velho estradão

Deixo marcas no meu coração

E nas palmas da mão e do pé

Os catiras de uma mulher

 

Ei, esta hora da gente ir-se embora é doída

Como é dilurida

Eu, a viola e Deus

 

Feito as modas da gente cantar

Nas quebradas dos grandes sertões

 

 

Original: https://www.youtube.com/watch?v=ZC2LO0Ytf4U

Versão ao Vivo, voz e violão, maravilhosa e emocionante: https://www.youtube.com/watch?v=dwUm38L6hhM

Ele declamando um poema chamado “Homi Não Chora”: https://www.youtube.com/watch?v=URlJkZDM9q8

 

Para falar de Gal Costa, pedi ajuda para Daniela Alarcon, que conhece muito sobre música e é grande fã da Gal, então, aí vai o texto com muitas indicações nos links que a Daniela gentilmente nos enviou:

 

Meu nome é Gal!

Gal Costa nasceu Maria da Graça Costa Penna Burgos, em Salvador. Ela era a cara da Tropicália e levou esse movimento em sua voz e expressão. Rompendo com a Bossa Nova - que enquadrou o samba nas sofisticadas harmonias do jazz - o tropicalismo revolucionou com ousadia a identidade da música brasileira, ao misturar elementos da cultura popular, os sotaques nordestinos, o rock, o pop e o psicodelismo, enquanto questionava a instauração do regime militar, como no mote "É proibido proibir".

Gal bancou com desembaraço sua liberdade artística, inflamando os defensores da moral e dos bons costumes (como na capa do disco Índia, de 1973) ou arrancando suspiros de colegas de todos os gêneros (este vídeo de Tom Zé é maravilhoso!). Sua voz única, livre, brilhante e certeira inspirou e seguirá fazendo escola para gerações de artistas e de apreciadores do que há de melhor na música brasileira. 

A despedida de Gal Gosta doeu ainda mais por nos dar conta de que o tempo, este "senhor tão bonito", há de levar para outros planos toda uma geração de imortais astros que ainda brilham muito vivos em nossa música, como os doces e bárbaros Bethânia, Caetano e Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento, Djavan, Edu Lobo, entre outros grandes e eternos. A obra que Gal nos deixa é plural, contemporânea, imensa - são mais de 40 discos gravados.

Entre as canções mais ouvidas e icônicas, destacamos as de Caetano, o compositor mais gravado por ela: Vaca Profana (rock an roll genial, um tapa na cara dos caretas), O amor ("ela é tão bonita que, na certa, eles a ressuscitarão") e Baby (seu primeiro sucesso, pura Tropicália com arranjo de Rogério Duprat); o samba exaltação de Ary Barroso que virou um hino do Brasil-festivo-exportação Aquarela do Brasil; o Azul cristalino na voz de Gal, de Djavan; e, pra pararmos por aqui, o hit moderninho "Quando você olha pra ela", de Mallu Magalhães, representando as recentes gravações de Gal com inúmeros artistas das novas gerações.

 

A letra escolhida por mim e pela Daniela Alarcon para mostrar a vocês foi “O Amor”

Talvez

Quem sabe

Um dia

Por uma alameda

Do zoológico

Ela também chegará

Ela que também

Amava os animais

Entrará sorridente

Assim como está

Na foto sobre a mesa

 

Ela é tão bonita

Ela é tão bonita

Que na certa

Eles a ressuscitarão

O século trinta vencerá

O coração destroçado já

Pelas mesquinharias

 

Agora vamos alcançar

Tudo o que não

Podemos amar na vida

Com o estrelar

Das noites inumeráveis

 

Ressuscita-me

Ainda

Que mais não seja

Porque sou poeta

E ansiava o futuro

 

Ressuscita-me

Lutando

Contra as misérias

Do cotidiano

Ressuscita-me por isso

 

Ressuscita-me

Quero acabar de viver

O que me cabe

Minha vida

Para que não mais

Existam amores servis

 

Ressuscita-me

Para que ninguém mais

Tenha de sacrificar-se

Por uma casa

Um buraco

 

Ressuscita-me

Para que a partir de hoje

A partir de hoje

A família se transforme

 

E o pai

Seja pelo menos

O Universo

E a mãe

Seja no mínimo

A Terra

A Terra

A Terra

 

Versão Original: https://www.youtube.com/watch?v=U_eDp5_n1gc

Versão do Acústico MTV, de 2000: https://www.youtube.com/watch?v=cBxMFb8igus

 

Encerrando nossa sessão musical, fica aqui um trecho do programa Sr. Brasil, em que Rolando Boldrin, com seus causos e cantorias, deu voz à cultura de um Brasil profundo cheio de cores, com suas distintas vozes e ritmos.

 

 

- Essa semana um amigo leitor me fez um questionamento que eu não soube responder. Dentro disso, gostaria que vocês me apontassem algum caminho, se souberem. O caso é o seguinte: o que deveria ser apresentado (um estudo completo? Um documento de referência?) como justificativa técnica, econômica e financeira para aceitação de um volume de restrição de uso da água subterrânea, como definido na legislação (a DD-038 fala em volume, não em área ou polígono). Existe alguma legislação ou referência, nacional ou internacional sobre o assunto? Quem tiver alguma ideia, dica, ou palpite, por favor, me mande e vamos discutir isso por aqui.

 

- Gostaria de lembrar a todos e todas que estão abertas as inscrições para o último curso de 2022 da parceria SENAC-AESAS. Esse curso será sobre Hidrogeologia aplicada ao GAC. Terei a honra de coordenar esse curso, que será mais uma vez online ao vivo, a partir do dia 23/11. Informações e inscrições no site www.aesas.com.br/eventos

 

- Essa semana saiu um estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz, USP, Unifesp e Universidade de Santiago que é muito preocupante: o consumo de alimentos ultraprocessados provoca 57 mil mortes por ano no Brasil!!!!! Mais do que homicídios (45,5 mil/ano), mais que acidentes de trânsito (30 mil/ano), mais que câncer de pulmão e mama somados (28 mil + 18 mil). Já existem várias pesquisas relacionando os ultraprocessados com obesidade, diabetes, hipertensão, até câncer (qual o risco carcinogênico desses alimentos? Maior ou menor que 10E-5?). De acordo com a reportagem, há vários mecanismos pelos quais os ultraprocessados podem afetar a saúde: mudanças na absorção dos nutrientes, mecanismos inflamatórios e alterações na microbiota intestinal. E há também os chamados “neocontaminantes”, já que tanto o processo de fabricação quanto as embalagens dos ultraprocessados podem gerar ou introduzir contaminantes químicos nos alimentos. Se reduzirmos 50% o consumo de ultraprocessados, pouparíamos 30 mil vidas/ano no Brasil. E, pela primeira vez, esse tipo de alimento tem o preço menor que os alimentos in natura. Algo muito crítico e que devemos prestar muita atenção. Mais que PCE, mais que Benzeno, mais que PFAS, temos que estar atentos aos alimentos que ingerimos. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/11/07/estudo-consumo-de-ultraprocessados-provoca-57-mil-mortes-ao-ano-no-brasil.htm

 

- Na Sessão PFAS de hoje, recomendo que assistam a mais um treinamento em vídeo do ITRC sobre os PFAS. Desta vez, o vídeo fala sobre usos, produção, fontes e um destaque sobre a investigação do site com PFAS a partir dessas fontes suspeitas. Bem interessante: https://www.youtube.com/watch?v=PPayDiDiryM

 

- Uma notícia muito interessante, especialmente para quem trabalha com CPTu, como o meu amigo e orientador, Professor Heraldo Giacheti. Peter Robertson publicou uma nova versão do seu famoso documento Guide to Cone Penetration Test. Disponível para download gratuito em: https://www.greggdrilling.com/wp-content/uploads/2022/11/CPT-Guide-7th-Final-SMALL.pdf

 

- David Gonzales, no Twitter propõe ações ligadas aos solos para combater a seca, regenerar os solos e combater a perda de solo por erosão e as mudanças climáticas. É um tipo de manejo agroflorestal com diagramas bem interessantes. Recomendo a leitura. https://twitter.com/DavidSustraiak/status/1589350868151046144?s=08

 

- O discurso de abertura da COP27, proferido por Antonio Guterres, Secretário-Geral da ONU é muito claro ao dizer o que estamos dizendo aqui desde a Newsletter #001:  "A humanidade tem uma escolha: cooperar ou perecer. Ou fechamos um pacto de solidariedade climática ou um pacto de suicídio coletivo." Por outro lado, Mohammed Adow, da think tank Power Shift Africa, diz que: "Os poluidores históricos que causaram as mudanças climáticas não compareceram. A África é o menos responsável e o mais vulnerável à questão das mudanças climáticas."  https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2022/11/07/estamos-em-uma-estrada-para-inferno-climatico-alerta-chefe-da-onu-na-cop27.htm

https://www.dw.com/pt-br/mundo-ruma-para-inferno-clim%C3%A1tico-alerta-guterres-na-cop27/a-63671965

 

- Ainda na Sessão COP27, Gustavo Petro propõe 10 medidas para o combate da crise climática, que vão no sentido do Decrescimento (sem esse nome) e do Bem Viver, de orientação andina (conceito nascido no Equador). Petro vem implantando políticas públicas ambientalmente avançadas na Colômbia. https://twitter.com/ferminkoop/status/1589668918234591232?t=cgRwk_-eP78vx8-H_33FvA&s=08

 

- Uma lenda andina originária Ayoreo vira inspiração para um curta muito legal sobre privatização da água. A Abuela Grillo tem um dom: com seu canto, faz brotar água. Ao migrar para a cidade, foi explorada a cantar, pra que vendessem a água, deixando os povos indígenas sem nada. Assistam, é muito legal. Também tem muito a ver com a animação famosa Lórax, do Dr Seuss. https://twitter.com/muquchinchi/status/1589947382225305602

 

- Falei nas duas últimas semanas sobre o Ecofascismo e sua relação com as ideias Malthusianas. Uma dessas ideias Malthusianas é que a fome é decorrente do excesso de população, que não há como produzir alimentos para tantas bocas. Essa é uma ideia já plenamente superada, como mostra o texto do link. Para além dessa questão “só” do alimento, é possível extrapolar para a pegada de carbono, a pegada hídrica, a pegada ecológica, impactos ambientais, etc. Ou seja, o número de pessoas não é a variável mais relevante, mas sim o modo de vida, mais especificamente, o sistema econômico, a distribuição dos recursos. Em resumo, a reportagem mostra com muitos dados que o problema da fome é a má distribuição e a desigualdade, não a falta de alimentos disponíveis. O ecofascismo, calcado em parte no pensamento neomalthusiano, propõe uma luta ambiental, mas desconectada dos problemas sociais e da causa-raiz da crise.  https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/11/fome-nao-e-problema-populacional-mas-de-desigualdade-social-dizem-especialistas.shtml

 

- Para ilustrar essa questão, pesquisa da Oxfam mostra que os 125 bilionários mais conhecidos do mundo causam emissões equivalentes às emissões da França inteira, ou o equivalente ao que 90% da população do globo (com patrimônio menor que 173 mil Euros ou R$ 1 Milhão de reais) emitem de gases-estufa!!!!! Algum de vocês está nessa faixa dos 90%? Um único bilionário causa emissões superiores a 1 milhão de pessoas. Ou seja, as ações individuais servem para nós mesmos nos sentirmos melhor (e devem continuar a serem feitas), mas imagine o impacto que a desigualdade e o modo de vida têm no nosso planeta. A saída, sem dúvida, é coletiva. https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2022/11/5050324-um-bilionario-polui-cerca-de-1-milhao-de-vezes-mais-do-que-uma-pessoa-comum.html

https://www.euronews.com/green/2022/11/08/billionaires-responsible-for-million-times-more-emissions-than-average-person-oxfam-report#:~:text=Billionaires%20are%20responsible%20for%20a,emissions%20of%2085%20million%20cars.

 

- Também dentro disso, vejam essa imagem no perfil Diem25, que mostra a quantidade de voos chegando ao Cairo para a COP27. Segundo o perfil:  a elite chega em montes de jatos fretados para discutir a economia de recursos e o aquecimento global causado pela queima de combustíveis fósseis (como os que são usados para levar as pessoas nos jatos particulares). Com o patrocínio da Coca-Cola. https://twitter.com/DiEM_25/status/1589576786232635393?t=wpGOFqE4Hlzs19uztFtmMg&s=08

 

- Aproveitando, o grupo Diem25 propõe o New Green Deal na Europa e divulga seus 10 pilares: https://gnde.diem25.org/10-pillars/

 

- Deivid Migueleti recomendou uma notícia ao mesmo tempo péssima e interessante. A JBS confessou ter comprado 9 mil cabeças de gado do maior desmatador do Brasil. Uma gigante do agronegócio, com selo ESG, com presença na COP27, garante que ela própria não desmata, porém, compra insumos de alguém que não cumpre as normas ambientais. Pior, alguém que é o maior desmatador do Brasil. Deivid ainda aponta para mais um problema, além do desmatamento em si e das relações dentro do capitalismo: o consumo de carne, especialmente bovina, gerando enormes impactos ambientais. https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/reporter-brasil/2022/11/10/jbs-admite-ter-comprado-9-mil-bois-ilegais-do-maior-desmatador-do-pais.htm

 

- Essa semana ocorreu para mim uma sequência de eventos interessante: fui ouvir novamente um episódio do Podcast Mano a Mano, do Mano Brown, onde ele entrevista o Emicida, que o Lucas Venciguerra me recomendou. Comentei com meu irmão Mauro sobre o episódio e ele me sugeriu a entrevista do Gregório Duvivier nesse Podcast. Confesso que não conhecia muito o trabalho do Gregório, porque desde o início, o Porta dos Fundos me parecia um tipo de Pânico, de CQC, de “Stand-Up Comedy de bullying”, aquele humor anos 90, “politicamente incorreto” que resvala no fascismo e resultou no que todos nós sabemos. Mas meu irmão, mais sábio e conhecedor das coisas, disse que não era nada disso, o Gregório era um baita intelectual com uma visão muito boa. Então, resolvi ouvir esse episódio e fiquei realmente espantado, gostei bastante. Lá na conversa dele com Mano Brown, uma das coisas interessantes é que Gregório cita o livro que já recomendei aqui: “O Despertar de Tudo”. Acabei de ouvir e o Youtube já me recomendou outra entrevista do Duvivier, que gostei demais, chamada “Os 10 Livros Fundamentais”. Um dos livros que ele fala é justamente o Despertar de Tudo. Ouçam a entrevista completa dele no link abaixo, e a análise está entre os minutos 43:52 a 49:58. As análises sobre os outros livros são igualmente muito boas. Resumindo: não podemos ter preconceitos, certo? Vou exercitar melhor isso. https://www.youtube.com/watch?v=HF_WA1YFVOU

Se quiserem, ouçam a entrevista dele para o Mano Brown: https://www.youtube.com/watch?v=H6JTnjtLDgU

Resumo do livro em áudio: https://www.youtube.com/watch?v=TjXdLmGblZ8

 

- Uma notícia de Tecnologia: o Twitter está na “corda bamba” após a aquisição do controle dele por Elon Munsk. Com isso, outra rede sucessora está crescendo, a Mastodon. Saiba um pouco sobre ela aqui: https://nucleo.jor.br/curtas/2022-04-26-lista-instancias-brasileiras-mastodon/

 

- Essa semana recebi uma indicação diferente, não de uma música, mas de um vídeo, que dialoga com as canções que temos recomendado por aqui nessas últimas seis semanas. O vídeo é de uma entrevista de 2017 do escritor israelense Amóz Oz, falecido em dezembro/2018. Ele é famoso por ser um militante pacifista, escreveu diversos livros de ensaios e também romances de ficção. A palestra que vou deixar o link aqui para vocês é realmente muito interessante e uma bela recomendação para esses tempos de fanatismo extremo, de mentes turvadas, negacionismo científico, climático e até negacionismo da vida. Quem me indicou optou por permanecer anônimo, justamente por estar convivendo com episódios próximos de fanatismo, mas agradeço demais em nome de todos os leitores pela generosidade em compartilhar: https://www.youtube.com/watch?v=QSIIl34WGek&t=88s

Aqui um texto sobre a obra de Amóz Oz: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2018/12/29/interna_diversao_arte,727773/conheca-a-vida-e-principais-obras-do-escritor-amos-oz-morto-aos-79-an.shtml

 

- Aqui um artigo interessante, sobre Como Elaborar um Projeto de Pesquisa. Vai ajudar muito quem está no meio acadêmico e também quem pretende apresentar qualquer projeto: https://drive.google.com/file/d/1LEOL4x1Bg8G1K-huRCtvbaXz25wQBi63/view

 

 

Amigas e amigos, muito obrigado pela leitura. No Canal do Youtube (https://youtube.com/c/ecdtraining ) passamos dos 1150 inscritos!!!!!! No Telegram (https://t.me/areascontaminadas ) temos 487 inscritos, no Facebook (https://www.facebook.com/ecdambiental ) temos mais de 900 seguidores, e no Instagram (@ecdambiental) já passamos dos 1080 seguidoras e seguidores e 56 colaboradores financeiros no Apoia.Se.

 

Por hoje é isso. Aguardo os comentários, sugestões e críticas. Mais uma vez peço que acessem o https://apoia.se/ecdambiental para vocês conhecerem melhor a nossa campanha e, se puderem, contribuírem conosco. Se tiverem dúvida, estou à disposição.

 

Se alguém não quiser mais receber as minhas mensagens, é só responder esse e-mail com o texto REMOVER

 

Marcos Tanaka Riyis

 

Artigos Relacionados

GEODebates 56 - O FUTURO DO SGB-CPRM E SEU PROPÓSITO JUNTO À SOCIEDADE

NOTA DE APOIO AS ENTIDADES DE EMPREGADOS DO SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL – SBG/CPRM

Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021

SIGESP

SINDICATO DOS GEÓLOGOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Vital Brasil, 572 - Sala 3 Bairro Butantã
São Paulo / SP CEP: 05503-000 (11) 3031-4231

Curta Nossa Página