Geologia de Engenharia - Livro Completo

Em sequência ao programa de disponibilização livre e gratuita de meus livros em arquivos PDF, estou disponibilizando agora, em sua 4ª edição,  meu livro base, “GEOLOGIA DE ENGENHARIA: CONCEITOS, MÉTODO E PRÁTICA”, que teve sua 1ª edição (IPT – ABGE) lançada em 2002.

Esse livro cuida especialmente da atitude científica e profissional do geólogo de engenharia diante dos problemas práticos que lhe são colocados no exercício de sua atividade profissional. Está justamente nessa esfera metodológica o objetivo principal do livro: reforçar a essencialidade, para o bom exercício da Geologia de Engenharia, de seu entendimento e assunção enquanto uma Geociência Aplicada com personalidade própria, de sua umbilical vinculação ao universo científico da Geologia e da necessária observância de um explícito método de trabalho.

Dentro desse propósito, o Capítulo I estabelece uma proposta de fundamentação filosófica e metodológica para a Geologia de Engenharia brasileira, e o Capítulo II apresenta uma coleção de casos brasileiros reais de aplicação, todos expostos segundo a sequência metodológica proposta.

A seguir o link para acesso ao download do arquivo PDF: https://sigesp.org.br/images/2023/noticias/GEOLOGIA_DA_ENGENHARIA-4ed-2023.pdf

Através desse mesmo link estão também disponíveis os acessos ao download dos seguintes livros:

- “Manual Básico para Elaboração e Uso da Carta Geotécnica”

- “Cidades e Geologia” e

- “A GRANDE BARREIRA DA SERRA DO MAR – Da Trilha dos Tupiniquins à Rodovia dos Imigrantes”

Artigos Relacionados

GEODebates 56 - O FUTURO DO SGB-CPRM E SEU PROPÓSITO JUNTO À SOCIEDADE

NOTA DE APOIO AS ENTIDADES DE EMPREGADOS DO SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL – SBG/CPRM

Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021

SIGESP

SINDICATO DOS GEÓLOGOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Vital Brasil, 572 - Sala 3 Bairro Butantã
São Paulo / SP CEP: 05503-000 (11) 3031-4231

Curta Nossa Página