Newsletter ECD #120

A “nossa” Newsletter, junto com o “nosso” Podcast Áreas Contaminadas, cumpre um papel de dar poder pelo conhecimento, trazendo informações, conteúdos, textos, temas e dicas que nem todo mundo tem acesso e de dar voz a vocês que comentam, sugerem, indicam, debatem comigo aqui, reconhecendo a importância de todas e todos vocês para o mercado e para o planeta.

É um motivo de orgulho ter vocês aqui conosco lendo, comentando, enviando sugestões, debatendo semanalmente as principais notícias do Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), e também notícias sobre meio ambiente, ambientalismo, saúde, filmes, livros, teorias para adiar o fim do mundo e outras coisas, sempre com comentários com o objetivo central de construir um mundo melhor para todas e todos.

Se alguém quiser compartilhar a nossa Newsletter com os amigos, as amigas, podem fazer isso tranquilamente ou mandar o link para preenchimento do formulário de inscrição, que é esse: https://forms.gle/wJoFfUzv9vSkw19g7 .

Algumas das Newsletters anteriores estão no site da ECD (www.ecdambiental.com.br).

E também, graças ao nosso amigo José Gustavo Macedo, nossa Newsletter está sendo publicada também no site do Sigesp – Sindicato dos Geólogos do Estado de São Paulo, o que é motivo de muita honra para nós!!!! Vejam lá a Newsletter #119 e algumas anteriores

https://sigesp.org.br/noticias/newsletter-ecd-119

Aproveito e recomendo aos Geólogos que se filiem ao sindicato, isso é muito importante para toda a sociedade.

 

Essa semana tivemos 5 novas inscrições na nossa Newsletter. Passamos dos 600, somos em Somos em 624 agora. Sejam bem-vindas e bem-vindos: Isabel, Henrique, Helena, Leandro e Alfeu!!!!!!

 

Gostaria de relembrar que temos uma campanha no “Apoia.Se” para mantermos os nossos canais de divulgação científica gratuitos nessa Newsletter e no Podcast. A campanha, para quem quiser e puder contribuir está no site http://apoia.se/ecdambiental

É simples, você escolhe como fazer esse pagamento, com boleto, cartão, etc. A transação é segura como qualquer compra online e mensalmente o Apoia.se faz essa cobrança; se for por boleto, a plataforma te envia os boletos mensalmente, sem muita dor de cabeça.

Agradeço demais aos apoiadores e às apoiadoras atuais, principais responsáveis pela manutenção dos nossos canais de divulgação. Sem a ajuda deles, dificilmente seria possível dedicar todo esse tempo à pesquisa, produção e o desenvolvimento do material gratuito do podcast e dessa Newsletter. Muito obrigado a vocês!!!

 

Ábila de Moraes, Alison Dourado, Allan Umberto, André Souza, Atila Pessoa, Augusto Amável, Beatriz Lukasak, Bruna Fiscuk, Bruno Balthazar, Bruno Bezerra, Bruno Bonetti, Cristina Maluf, Daiane Teixeira, Daniel Salomão, Diego Silva, Fabiano Rodrigues, Felipe Nareta, Fernanda Nani, Filipe Ferreira, Geotecnysan, Gilberto Vilas Boas, Guilherme Corino, Heitor Gardenal, Heraldo Giacheti, João Paulo Dantas, João Lemes, José Gustavo Macedo, Joyce Cruz, Larissa Macedo, Larissa dos Santos, Leandro Freitas, Leandro Oliveira, Lilian Puerta, Luana Fernandes, Luciana Vaz, Luiz Ferreira, Marina Melo, Paulo Negrão, Pedro Astolfi, Rafael Godoy, Renato Kumamoto, Roberto Costa, Rodrigo Alves, Sandra Pacheco, Silvio Almeida, Sueli Almeida, Tamara Quinteiro, Tatiana Sitolini, Tatianne Grilleni, Tiago Soares, Wagner Rodrigo, Willem Takiya, e mais 6 apoiadores anônimos.

 

Gostaria também de convidar vocês a ouvir os primeiros episódios do Screening de Notícias, nosso mini-podcast derivado do nosso Podcast Áreas Contaminadas, apresentado por Lillian Koreyasu Riyis. A ideia com o SdN é trazer as principais notícias do GAC, meio ambiente, economia, saúde e de outros assuntos relacionados, fazendo comentários da nossa visão sobre os fatos, da mesma forma que aqui na Newsletter, mas em formato “podcastal”. Espero que gostem. Temos 06 episódios no ar, o 7º está em produção. Aliás, aguardem surpresas no SdN. O 7º episódio está em produção e vai ser muito legal. Está demorando um pouco, mas vai sair!!!!!!!!

 

Episódio # 126  do Podcast Áreas Contaminadas, foi ao ar na última quinta (06/10). Ele foi um episódio não tão técnico, não tanto voltado ao GAC, onde converso com meu amigo Rodrigo Alves sobre um tema que nos apaixona desde crianças: o aquarismo.

Com a pandemia, com a chegada do final do ano, com o crescimento do mercado, enfim, com a sobrecarga natural de demandas que caem sobre os trabalhadores do GAC, especialmente sobre os trabalhadores da base, soubemos de diversos casos de problemas de saúde mental desses trabalhadores potencializados pelas condições que foram citadas aqui. Pensando nisso, fizemos o Episódio #059, especialmente sobre esse tema e o Episódio #119, que traz uma atividade lúdica para ajudar a melhorar a saúde mental. Esse episódio segue nessa mesma trilha, falando de uma atividade que pode ser prazerosa, divertida e de “descanso mental”, o aquarismo.

Rodrigo e eu falamos de aquário marinho, plantado, lebistes, bettas, killifishies, kinguios, filtros, iluminação, com informações, dicas, sugestões, custos e rotina de manutenção de aquários e várias histórias sobre esse hobby. O aquarismo, no meu entender, além de tudo, é um belo educativo para o GAC, aprendi muito com o hobby. O incansável Rodrigo falou também sobre seu trabalho apresentado na II Conferência AESAS, sobre seus outros hobbies, como caligrafia, trabalho em couro, velas aromáticas, bordado, kokedam e wabi kusa. Recomendo que pesquisem a respeito, eu achei muito legal.

Que a sua inquietude, sua vontade de aprender e ensinar e sua paixão pela vida continue dando bons frutos e que os bichos continuem te procurando por aí, pois sabem que você é um porto seguro.

 

Espero que vocês também gostem

 

Episódio no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=YYH6bCXM230

Episódio no Spotify: https://open.spotify.com/episode/46Z1ck9KnZdpOw7SaM9OaI?si=GTaCIEzoSJ6RHmTK5nzVIA

Episódio no Apple Podcasts (sim, somos chiques): https://podcasts.apple.com/br/podcast/epis%C3%B3dio-126-aquarismo-e-o-gac-rodrigo-alves/id1513230638?i=1000581752293

 

Na próxima semana, no Episódio #127, faremos mais um episódio mais curto, técnico, direto ao ponto, com o objetivo de dar mais informação técnica acessível para todo profissional do mercado. Desta vez, farei o 5º episódio da série sobre Hidrogeologia Aplicada ao GAC, enfatizando os ensaios para determinação da condutividade hidráulica. Relembrando, falamos inicialmente sobre esse tema no Episódio #075, vi que muitos conceitos importantes ficaram de fora, resolvemos fazer a 2ª parte no episódio #114, onde focamos na hidrostática e hidrodinâmica e, já dentro da hidrogeologia, nos conceitos de potencial hidráulico, carga hidráulica, superfície potenciométrica, mapa potenciométrico. No episódio #116, falamos sobre o experimento de Darcy, condutividade hidráulica e velocidade do fluxo subterrâneo. Vai ser bem legal.  No Youtube, Spotify, Apple Podcasts e demais agregadores.

 

Ainda falando sobre o nosso Podcast, o episódio #126 foi também uma comemoração de 1 ano do início do nosso patrocínio. As empresas que nos apoiam apostaram no nosso trabalho, e principalmente, reconheceram a nossa relevância no mercado do GAC, o que também nos enche de orgulho. Então, comemorando esse nosso ano juntos, agradeço demais, em nome de todos nós da ECD e de todo mundo que nos ouve, aos nossos patrocinadores, a Clean Environment Brasil, a Vapor Solutions e o Laboratório Econsulting. Os patrocinadores e os apoiadores financeiros da campanha no Apoia.Se têm nos ajudado demais, primeiro a pagar nossos boletos e dar a tranquilidade de termos tempo para produzir os episódios, estudar, ouvir, gravar, discutir, conversar, construir um mundo melhor. Obrigado, pessoal!!! Que venham os próximos 99 anos!!!!!

 

O Nosso Podcast Áreas Contaminadas tem o patrocínio Master da Clean Environment Brasil (www.clean.com.br ), e o Patrocínio Ouro do Laboratório Econsulting (http://econsulting.com.br/) e da Vapor Solutions (www.vaporsolutions.com.br)

 

Mais uma vez, muito obrigado!!!!

 

 

Vamos agora às notícias da semana:

 

Recebi essa semana algumas contribuições muito legais de: Manoel Riyis Gomes, Lucas Venciguerra, José Gustavo Macedo, Filipe Ferreira, David Migueleti. Obrigado, pessoal!!!!!  Quem identificar erros ou falhas, ou quem tiver dicas, críticas, sugestões para dar, por favor, me mande, para rechearmos esse espaço com as ideias de vocês.

 

- Recebi, nessa última semana, algumas vagas de emprego para divulgar: CPEA (coordenador Técnico), Ramboll (Coordenador de Remediação), Ambscience (Analista), EBP (engenheiro Civil). Soube também de várias outras vagas não anunciadas em muitas outras consultorias, se você é um profissional da área, recomendo que entre no site da AESAS e entre em contato diretamente com as empresas associadas (www.aesas.com.br). As vagas que recebo ou vejo, compartilho imediatamente no nosso Canal do Telegram (https://t.me/areascontaminadas)

 

- A parceria SENAC e AESAS está com muitos projetos para esse 2º semestre. Um deles é um curso de Formação Continuada, de mais de 200 horas, em Gestão de Dados Ambientais. Esse curso será basicamente às segundas-feiras à noite, online e alguns sábados por mês, em encontros presenciais lá no SENAC. Vai ser algo novo, e muito importante para o mercado. Confira os detalhes em www.aesas.com.br/eventos ;

 

- Também temos um curso muito legal, com inscrições abertas: Seleção de Técnicas de Remediação, em outubro/novembro, online ao vivo, às terças e quintas das 8:00-12:00. Quem tiver interesse, se inscreva. Detalhes em www.aesas.com.br/eventos

 

- Semana passada indiquei a música “O Sal da Terra”. Muita gente gostou, pediu mais algumas indicações na mesma linha. Ao mesmo tempo, essa semana, até meu filho de 10 anos me deu um “choque”: ele falou que a gente realmente precisa tentar consertar o mundo, mas é algo muito difícil, pois até mesmo algumas pessoas boas que a gente conhece não se mostram preocupadas com os semelhantes, e que as pessoas não merecem ser escravizadas para que os poderosos sejam cada vez mais poderosos. Essa angústia dele, ainda tão novo, me fez refletir um pouco mais e tomar mais cuidado com a “energia” que eu passo aqui em casa. Então, pensando nisso tudo, hoje indico um misto de duas canções que falam de esperança. E de que, por mais que as coisas pareçam estar difíceis, há sempre um novo dia. Em tempos que as coisas estão caóticas em várias esferas, que o trabalho parece se acumular cada vez mais, enfim, a desesperança vem à tona, há sempre um novo nascer de sol no dia seguinte. Sem esquecer das lutas que temos de travar para construir um mundo melhor, vamos nos permitir contemplar esse nascer de sol. Então, a ele e a vocês, recomendo a junção de “Amanhã” com “Apesar de Você”

Amanhã,

Acima do ilusório, o astro rei vai brilhar

Amanhã, a luminosidade

Alheia a qualquer vontade, há de imperar

Amanhã, mesmo que uns não queiram

Será de outros que esperam

Ver o dia raiar

Amanhã,

Ódios aplacados, temores abrandados

Será pleno

Será pleno

 

Amanhã há de ser outro dia

Inda pago pra ver o jardim florescer

Qual você não queria

Amanhã há de ser outro dia

Você vai ter que ver a manhã renascer

E esbanjar poesia

Como vai se explicar vendo o céu clarear

De repente, impunemente

Como vai abafar nosso coro a cantar

Na sua frente?

 

Espero que gostem. Nos vemos “amanhã”.

 

 

- Pesquisando para o episódio #127 do Podcast, sobre ensaios hidráulicos, me deparei com uma aula do meu amigo Marco Pede, que indica uma página muito legal do USGS que disponibiliza planilhas em Excel para interpretação de ensaios tipo slug test e outros. Não precisamos de softwares sofisticados, essas planilhas fazem um belo trabalho. Vejam e baixem. https://pubs.usgs.gov/of/2002/ofr02197/spreadsheets.html

 

- Postagem no Linkedin dá o panorama do tamanho das empresas de consultoria no mundo. Jacobs seria a maior, seguida de AECOM, WSP, Tetra Tech, Arcadis, ERM, Ramboll. Seria legal vermos como é isso no Brasil...  https://www.linkedin.com/posts/environment-analyst-global-7b21b4123_environmental-sustainability-consulting-activity-6983405459705581568-96tL/

 

- Na seção PFAS de hoje, recomendo o vídeo do ITRC, introdutório sobre o tema, muito interessante: https://www.youtube.com/watch?v=oEIQjkN83fk

 

- David Migueleti nos manda uma bela indicação: uma notícia sobre os microplásticos, um grande problema ambiental que, de acordo com a opinião dele (e eu concordo), podem ser a nova onda de “contaminantes emergentes” depois dos PFAS. São uma preocupação mundial e deve movimentar a “indústria da remediação” nos próximos tempos. A notícia é um lançamento de um livro, de acesso aberto, sobre esse tema, organizado por Marcelo Pompêo, Bárbara Rani-Borges e Teresa Cristina Brazil de Paiva

https://agencia.fapesp.br/microplasticos-nos-ecossistemas-impactos-e-solucoes/39710/

Download do livro em pdf: http://ecologia.ib.usp.br/portal/microplastico/

 

- Essa semana, durante algumas pesquisas aqui, me deparei com uma reportagem da TV Record, não dá para ver de que ano é, mas trata de um caso muito conhecido de contaminação aqui no estado de SP. Ela mostra a história de ex-funcionários de uma fábrica de agrotóxicos guardam sequelas por causa dos produtos químicos proibidos. É realmente muito impactante, mostra algumas condições de trabalho, fala a história de algumas pessoas prejudicadas, e que a quantidade de trabalhadores que desenvolveram câncer ao longo da vida é impressionante!!!! Um verdadeiro cluster de câncer que deveria servir como o 1º caso que nós mostramos em aula, para dizer porque nós investigamos e remediamos áreas contaminadas. Para que nunca mais nenhuma pessoa tenha que passar por isso. Assistam!!!! Para quem for meu aluno, é obrigatório  https://www.youtube.com/watch?v=kZqSE0ysCLQ

 

- Reportagem de uma notícia absurda, ainda não esclarecida. Na cidade de Pontal-SP, perto de Ribeirão Preto, uma pessoa morreu e 85 foram hospitalizadas em decorrência de um vazamento de gás não identificado de uma fonte também não identificada. A suspeita é de um acidente com um caminhão que estaria transportando gás tóxico como amônia ou cloro. Prefeitura, Bombeiros, Defesa Civi e CETESB foram acionados e a emergência foi contida, com a remoção provisória de um bairro inteiro. Análise da água indicou que não há contaminação da água potável. https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/10/05/vazamento-gas-toxico-pontal.htm

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2022/10/05/vazamento-de-gas-toxico-em-pontal-o-que-se-sabe-e-o-que-falta-esclarecer.ghtml

 

- Postagem muito boa e esclarecedora do perfil @comidaeconomia no Instagram, que trata da diferença de Economia Ambiental e Economia Ecológica. Vocês vão ver com mais detalhes lá, mas basicamente Economia Ambiental é o que lidamos no dia a dia. As questões ambientais a serviço da economia, com geração de riqueza e tentativas de minimização dos impactos ambientais. Economia Ecológica é a superação do modelo atual por uma economia de inclusão de todos, inclusive da natureza, como agentes que devem ser ouvidos e devem usufruir igualmente dos benefícios dessa “economia”, sem que os impactos sejam externalizados. Como teorias da Economia Ambiental, ressalta-se os clássicos, como Adam Smith, os neoclássicos, como von Mises e a Escola Austríaca, e os neoliberais. Como teoria da Economia Ecológica, temos várias vertentes, como Green New Deal (mais centrado no desenvolvimentismo de Keynes), a “reformista” Economia Donut, e as de ruptura, como o Ecossocialismo, o Bem Viver, o Decrescimento. Leiam a postagem e busquem mais sobre essas vertentes, isso vai dominar nosso debate no futuro.   https://www.instagram.com/p/CjYgygAp9X6/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

 

- Assisti, também essa semana, a um vídeo-documentário de 2013, que conta a história de uma pulverização criminosa de agrotóxicos em uma escola (sim, uma escola) em horário de intervalo no município de Rio Verde-GO. https://www.youtube.com/watch?v=qHQdWwZcGlg&t=23s

 

- Postagem muito interessante no Twitter: a Revista Nature, maior periódico científico do mundo, escreve um editorial pedindo desculpas por ter, ao longo de sua história centenária, contribuído para o legado discriminatório da ciência. No texto, os editores reconhecem o papel da revista na disseminação de ideias eugenistas (a crença de que um grupo de pessoas ou raça é superior a outras) colonialistas, racistas, antissemitas e machistas. https://twitter.com/beatriz_laham/status/1577702809964875779?t=G8IlJrGea8xTB3hOuwDspg&s=08

 

- Uma sequência de imagens impressionantes: fotos do Rio Amazonas e a comparação entre a profundidade dele e alguns monumentos importantes. A maior profundidade é de 120 metros. A média é de 50 metros (!!!!!). https://twitter.com/BiodiversidadeB/status/1576197258747719680?t=mHxT13U4kujsPOe6iozSCw&s=08

 

- A Dra Lisa Nivison-Smith dá 5 dicas muito valiosas para a leitura de papers científicos de acesso fechado, com o chamado “paywall”, ou seja, que exigem pagamento para acessarmos. O primeiro, claro, é o famoso Sci-Hub. Porém, artigos publicados do meio de 2021 para cá não estão disponíveis. Vejam as outras quatro dicas. https://twitter.com/LNivisonSmith/status/1577772262689624064?t=d8OkJpq_jKKXOnWBIq1QCw&s=08

 

- Para terminar, um conjunto de imagens lindas do deserto do Atacama, onde ocorre um fenômeno interessante: mais de 200 espécies florescem em anos de muita chuva. Vejam como é o “deserto florido”   https://twitter.com/girolatino/status/1578352636621119490?t=GwronIFu_tGbgEyBTKXZBA&s=08

 

 

Amigas e amigos, muito obrigado pela leitura. No Canal do Youtube (https://youtube.com/c/ecdtraining ) passamos dos 1150 inscritos!!!!!! No Telegram (https://t.me/areascontaminadas ) temos 474 inscritos, no Facebook (https://www.facebook.com/ecdambiental ) temos mais de 900 seguidores, e no Instagram (@ecdambiental) já passamos dos 1080 seguidoras e seguidores e 53 colaboradores financeiros no Apoia.Se.

 

Por hoje é isso. Aguardo os comentários, sugestões e críticas. Mais uma vez peço que acessem o https://apoia.se/ecdambiental para vocês conhecerem melhor a nossa campanha e, se puderem, contribuírem conosco. Se tiverem dúvida, estou à disposição.

 

Se alguém não quiser mais receber as minhas mensagens, é só responder esse e-mail com o texto REMOVER

 

Marcos Tanaka Riyis

Artigos Relacionados

GEODebates 56 - O FUTURO DO SGB-CPRM E SEU PROPÓSITO JUNTO À SOCIEDADE

NOTA DE APOIO AS ENTIDADES DE EMPREGADOS DO SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL – SBG/CPRM

Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021

SIGESP

SINDICATO DOS GEÓLOGOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Vital Brasil, 572 - Sala 3 Bairro Butantã
São Paulo / SP CEP: 05503-000 (11) 3031-4231

Curta Nossa Página