Newsletter ECD #121

A “nossa” Newsletter, junto com o “nosso” Podcast Áreas Contaminadas, cumpre um papel de dar poder pelo conhecimento, trazendo informações, conteúdos, textos, temas e dicas que nem todo mundo tem acesso e de dar voz a vocês que comentam, sugerem, indicam, debatem comigo aqui, reconhecendo a importância de todas e todos vocês para o mercado e para o planeta.

É um motivo de orgulho ter vocês aqui conosco lendo, comentando, enviando sugestões, debatendo semanalmente as principais notícias do Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), e também notícias sobre meio ambiente, ambientalismo, saúde, filmes, livros, teorias para adiar o fim do mundo e outras coisas, sempre com comentários com o objetivo central de construir um mundo melhor para todas e todos.

Se alguém quiser compartilhar a nossa Newsletter com os amigos, as amigas, podem fazer isso tranquilamente ou mandar o link para preenchimento do formulário de inscrição, que é esse: https://forms.gle/wJoFfUzv9vSkw19g7 .

Algumas das Newsletters anteriores estão no site da ECD (www.ecdambiental.com.br).

E também, graças ao nosso amigo José Gustavo Macedo, nossa Newsletter está sendo publicada também no site do Sigesp – Sindicato dos Geólogos do Estado de São Paulo, o que é motivo de muita honra para nós!!!! Vejam lá a Newsletter #120 e algumas anteriores

https://sigesp.org.br/noticias/newsletter-ecd-120  

Aproveito e recomendo aos Geólogos que se filiem ao sindicato, isso é muito importante para toda a sociedade.

 

Essa semana tivemos 4 novas inscrições na nossa Newsletter. Passamos dos 600, somos em Somos em 628 agora. Sejam bem-vindas e bem-vindos: Fernando, Vania, Luis e Julia!!!!!!

 

Gostaria de relembrar que temos uma campanha no “Apoia.Se” para mantermos os nossos canais de divulgação científica gratuitos nessa Newsletter e no Podcast. A campanha, para quem quiser e puder contribuir está no site http://apoia.se/ecdambiental

É simples, você escolhe como fazer esse pagamento, com boleto, cartão, etc. A transação é segura como qualquer compra online e mensalmente o Apoia.se faz essa cobrança; se for por boleto, a plataforma te envia os boletos mensalmente, sem muita dor de cabeça.

Agradeço demais aos apoiadores e às apoiadoras atuais, principais responsáveis pela manutenção dos nossos canais de divulgação. Sem a ajuda deles, dificilmente seria possível dedicar todo esse tempo à pesquisa, produção e o desenvolvimento do material gratuito do podcast e dessa Newsletter. Muito obrigado a vocês!!!

 

Ábila de Moraes, Alison Dourado, Allan Umberto, André Souza, Atila Pessoa, Augusto Amável, Beatriz Lukasak, Bruna Fiscuk, Bruno Balthazar, Bruno Bezerra, Bruno Bonetti, Cristina Maluf, Daiane Teixeira, Daniel Salomão, Diego Silva, Fabiano Rodrigues, Felipe Nareta, Fernanda Nani, Filipe Ferreira, Geotecnysan, Gilberto Vilas Boas, Guilherme Corino, Heitor Gardenal, Heraldo Giacheti, João Paulo Dantas, João Lemes, José Gustavo Macedo, Joyce Cruz, Larissa Macedo, Larissa dos Santos, Leandro Freitas, Leandro Oliveira, Lilian Puerta, Luana Fernandes, Luciana Vaz, Luiz Ferreira, Marina Melo, Paulo Negrão, Pedro Astolfi, Rafael Godoy, Renato Kumamoto, Roberto Costa, Rodrigo Alves, Sandra Pacheco, Silvio Almeida, Sueli Almeida, Tamara Quinteiro, Tatiana Sitolini, Tatianne Grilleni, Tiago Soares, Wagner Rodrigo, Willem Takiya, e mais 6 apoiadores anônimos.

 

Gostaria também de convidar vocês a ouvir os primeiros episódios do Screening de Notícias, nosso mini-podcast derivado do nosso Podcast Áreas Contaminadas, apresentado por Lillian Koreyasu Riyis. A ideia com o SdN é trazer as principais notícias do GAC, meio ambiente, economia, saúde e de outros assuntos relacionados, fazendo comentários da nossa visão sobre os fatos, da mesma forma que aqui na Newsletter, mas em formato “podcastal”. Espero que gostem. Temos 06 episódios no ar, o 7º está em produção. Aliás, aguardem surpresas no SdN. O 7º episódio está em produção e vai ser muito legal. Está demorando um pouco, mas vai sair!!!!!!!!

 

Episódio # 127  do Podcast Áreas Contaminadas, foi ao ar na última quinta (13/10). Foi mais um daqueles episódios mais curtos, técnicos direto ao ponto, que revezam aqui com as entrevistas, com o objetivo de empoderar mais o nosso público, formado principalmente por trabalhadores e trabalhadoras do GAC. Com esses episódios, nós trazemos para a discussão aberta alguns assuntos que são discutidos nas conversas internas das consultorias, nas aulas do SENAC, da AESAS, de outras Universidades, nas Conferências, etc, e assim, nós ajudamos a democratizar o conhecimento.

Nesse episódio, falamos novamente sobre Hidrogeologia aplicada ao GAC. Falamos sobre esse tema no Episódio #075, vimos que muitos conceitos importantes ficaram de fora, resolvemos fazer a 2ª parte no episódio 114, onde focamos na hidrostática e hidrodinâmica e, dentro da hidrogeologia, nos conceitos de potencial hidráulico e relações (carga hidráulica, superfície potenciométrica, mapa potenciométrico). Aí, fizemos o Episódio #116, onde falamos sobre o experimento de Darcy, condutividade hidráulica e velocidade do fluxo subterrâneo.

Agora, no #127, falamos sobre os ensaios para determinação da condutividade hidráulica (K) de uma unidade hidroestratigráfica. Falamos sobre ensaios qualitativos com grande quantidade de dados como CPTu, HPT, ensaios para obtenção de K vertical em laboratório, ensaios adaptados reconhecidos por publicações científicas, como dissipação de poro pressão em argilas, bombeamento de baixa vazão e infiltração em sondagens. Por fim, falamos sobre slug test, a grande estrela do episódio, por ser o ensaio mais consagrado para essa finalidade, com alguns detalhes de execução e ferramentas que auxiliam a execução e a interpretação.

Espero que vocês também gostem

 

Episódio no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CHUJm6LGO28

Episódio no Spotify: https://open.spotify.com/episode/1v7s2LDbgwdxh2vnXt8BUl?si=LBOR76zIRuiI6jktbigNiQ

Episódio no Apple Podcasts (sim, somos chiques): https://podcasts.apple.com/br/podcast/epis%C3%B3dio-127-hidrogeologia-aplicada-ao-gac-parte-04/id1513230638?i=1000582485317

 

 

No episódio, eu indico algumas referências de ensaios para determinação de K, vou lista-las abaixo:

 

Esse aqui é o clássico de Robbins et al. (2009), que embasou a planilha elaborada por Paulo Negrão que apresenta uma solução para a determinação da condutividade hidráulica a partir do bombeamento de vazão fixa (baixa vazão) em poços de monitoramento: https://www.clean.com.br/artigos/sampling/GarryRobbins.pdf

Original aqui: https://ngwa.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1745-6584.2008.00519.x

 

Esse é o “sucessor” desse artigo, escrito pelos italianos Filippi e colaboradores em 2020: https://www.mdpi.com/2073-4441/12/3/898

 

Aqui a publicação que fala da determinação de K em argilas a partir do ensaio de dissipação de poro pressão: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0038080614001243

 

Aqui um artigo de Fernando Ferraz e colaboradores que trata do ensaio de infiltração em sondagens, e compara os resultados desses ensaios com Slug Tests: http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/InterfacEHS/wp-content/uploads/2015/07/140_InterfacEHS_ed-vol_10_n_1_2015.pdf

 

 

Na próxima semana, no Episódio #128, mostrarei mais uma entrevista muito legal, desta vez com o Geólogo Flavio Ferlini Salles, Mestre e Doutor, atualmente o Diretor da Par Ambiente, que está há um bom tempo no nosso mercado. Ele fala da sua história, em empresas de consultoria de diversos tamanhos e da história do mercado do GAC, desde o final dos anos 90. Fala também sobre as diferenças entre trabalhar com setor de petróleo, indústrias e outros e sobre o papel dos Responsáveis Legais na recuperação de áreas contaminadas. Imagino que vocês vão gostar. No Youtube, Spotify, Apple Podcasts e demais agregadores.

 

Ainda falando sobre o nosso Podcast, o episódio #127 foi novamente uma comemoração de 1 ano do início do nosso patrocínio. As empresas que nos apoiam apostaram no nosso trabalho, e principalmente, reconheceram a nossa relevância no mercado do GAC, o que também nos enche de orgulho. Então, comemorando esse nosso ano juntos, agradeço demais, em nome de todos nós da ECD e de todo mundo que nos ouve, aos nossos patrocinadores, a Clean Environment Brasil, a Vapor Solutions e o Laboratório Econsulting. Os patrocinadores e os apoiadores financeiros da campanha no Apoia.Se têm nos ajudado demais, a pagar nossos boletos e dar a tranquilidade de termos tempo para produzir os episódios, estudar, ouvir, gravar, discutir, conversar, construir um mundo melhor. Obrigado, pessoal!!! Que venham os próximos 99 anos!!!!!

 

O Nosso Podcast Áreas Contaminadas tem o patrocínio Master da Clean Environment Brasil (www.clean.com.br ), e o Patrocínio Ouro do Laboratório Econsulting (http://econsulting.com.br/) e da Vapor Solutions (www.vaporsolutions.com.br)

 

Mais uma vez, muito obrigado!!!!

 

 

Vamos agora às notícias da semana:

 

Nota de falecimento: Recebi de Tamara Dias, ontem à noite, a triste notícia do falecimento do Sr Costa, que foi um personagem indireto em pelo menos dois episódios do Podcast, o #045, com Filipe Ferreira e Tamara Dias e o #108, com Belarmino Guimarães, que contaram várias histórias da inventividade, da genialidade, da visão de inovação buscando resolver problemas do dia a dia que eram a essência profissional do Sr Costa. O exemplo mais famoso é a “bombinha” desenvolvida por ele usada da remoção de fase livre em poços a partir de peças de automóvel, que facilitou a tarefa de muitos técnicos que tinham que realizar essa tarefa manualmente antes da invenção do dispositivo. Esses técnicos ficaram conhecidos como “bombinhas”, por operarem a invenção do Sr Costa em campo. Além disso, ele é um personagem muito importante no GAC, tendo sido um dos fundadores da Servmar, uma das consultorias pioneiras no nosso mercado, ativa até hoje e que foi escola de muita gente boa no nosso mercado, inclusive Tamara, Filipe, Bernardino e tantos outros. Infelizmente não tive o prazer de conhece-lo pessoalmente, mas deixo aqui os nossos pêsames à família, aos amigos e a todo mundo que conviveu com o Sr Costa. As ideias dele e a motivação de sempre melhorar certamente continuarão ajudando os profissionais do nosso mercado.

 

 

Recebi essa semana algumas contribuições muito legais de: Manoel Riyis Gomes, Lucas Venciguerra, José Gustavo Macedo, Tiago Soares, Robson Melo, Julio Vilar. Obrigado, pessoal!!!!!  Gostaria de comunicar que cometi um erro aqui na semana passada e fui devidamente avisado por Tiago Soares. Errei a grafia do nome de Deivid Migueleti. Desculpe, Deivid, prometo prestar mais atenção nas próximas!!! Quem identificar outros erros ou falhas, ou quem tiver dicas, críticas, sugestões para dar, por favor, me mande, para rechearmos esse espaço com as ideias de vocês.

 

- Recebi, nessa última semana, algumas vagas de emprego para divulgar: Waterloo (comercial – Estágio), Waterloo (Comercial - Pleno), ERM (Digital). Soube também de várias outras vagas não anunciadas em muitas outras consultorias, se você é um profissional da área, recomendo que entre no site da AESAS e entre em contato diretamente com as empresas associadas (www.aesas.com.br). As vagas que recebo ou vejo, compartilho imediatamente no nosso Canal do Telegram (https://t.me/areascontaminadas)

 

- A parceira SENAC e AESAS está com um curso muito legal, com inscrições abertas por mais uma semana: Seleção de Técnicas de Remediação, em outubro/novembro, online ao vivo, às terças e quintas das 8:00-12:00. Quem tiver interesse, se inscreva. Detalhes em www.aesas.com.br/eventos

 

- Já faz duas semanas que faço indicações de músicas aqui. Bastante gente tem gostado e me incentivando a indicar outras. Desta vez, sigo uma indicação de Tiago Soares de uma música que tem a mesma temática de esperança e cooperação das músicas indicadas semana passada (Amanhã e Apesar de Voce). A música se chama Partilhar, da dupla Anavitória e de Rubel.

Na minha primeira indicação, escolhi “O Sal da Terra” de Beto Guedes, um hino ecologista dos anos 80, que fala que “vamos precisar de todo mundo”, em uma ideia de grande cooperação entre todos. Semana passada, as duas músicas foram uma resposta aos meus questionamentos internos e aos do meu filho, perguntando se temos salvação e como vamos “consertar o mundo”. Nessa ideia, indiquei duas músicas que falam que, por piores que estejam as coisas, amanhã será um novo dia e teremos novas chances de fazer as coisas acontecer.

Hoje, Tiago indica uma música mais nova, mais adequada a geração de vocês que vai na mesma linha e é um misto das duas. Confesso que não conhecia, mas gostei muito, e agradeço à indicação do Tiago. Se vocês tiverem outras, me mandem!!!! A canção fala de “partilhar” a vida, que significa abrir mão de algumas coisas para que o coletivo possa ter o “todo”, possa ter “uma vida”, portanto, fala de cooperação, e fala também de esperança, de um novo dia nascendo no horizonte. Espero que gostem. Vamos, então, partilhar nosso tempo e fazer um mundo melhor

 

Se for preciso, eu pego um barco

Eu remo por seis meses como peixe, pra te ver

Tão pra inventar um mar grande o bastante

Que me assuste e que eu desista de você

 

Se for preciso eu crio alguma máquina

Mais rápida que a dúvida, mais súbita que a lágrima

Viajo a toda força e num instante de saudade e dor

Eu chego pra dizer que eu vim te ver

 

Eu quero partilhar, eu quero partilhar

A vida boa com você

 

Que amor tão grande

Tem que ser vivido a todo instante

A cada hora que eu tô longe é um desperdício

Eu só tenho oitenta anos pela frente

Por favor, me dê uma chance de viver

 

Se for preciso, eu giro a Terra inteira

Até que o tempo se esqueça

De ir pra frente e volte atrás milhões de anos

Quando todos continentes se encontravam

Pra que eu possa caminhar até você

 

E eu sei, mulher, não se vive só de peixe

Nem se volta no passado

As minhas palavras valem pouco

E as juras não te dizem nada

 

Mas se existe alguém que pode

Resgatar sua fé no mundo, existe nós

Também perdi o meu rumo

Até o meu canto ficou mudo

E eu desconfio que esse mundo já não seja tudo aquilo

Mas não importa, a gente inventa a nossa vida

 

E a vida é boa com você

Eu quero partilhar, eu quero partilhar

Não tem pra trás nada

Tudo que ficou tá aqui

Eu quero partilhar, eu quero partilhar

A vida boa com você

 

https://www.youtube.com/watch?v=WkLpoUiasZ8

https://www.youtube.com/watch?v=TepikFcSCYM – Versão acústica ao vivo em uma Live do SOSRainforest

 

 

- Na “Seção PFAS” de hoje, Joe Quinnan lidera o time da Arcadis em um projeto do SERDP/ESTCP que propõe a remediação de PFAS por meio de Soil Wash On Site (Ex-Situ), ou seja, escava e faz o a Lavagem do Solo no próprio site. Conheçam o projeto aqui: https://www.serdp-estcp.org/projects/details/98255ebd-5dcc-412f-92de-a8f22f80f1db/er20-5258-project-overview

Leiam a discussão no Linkedin aqui: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6981342437017321473/?utm_source=share&utm_medium=member_android

 

- Ainda na seção PFAS, Julio Vilar indicou um trabalho muito interessante de autores brasileiros, pesquisadores da UFRJ, com um overview sobre a presença de PFAS no Brasil, no âmbito do reconhecimento dessas substâncias como POPs pela Convenção de Estocolmo. O artigo é o “Brazilian overview of per- and polyfluoroalkyl substances listed as persistent organic pollutants in the stockholm Convention”, escrito por Fabio ´ Barbosa Machado Torres e colaboradores. Um artigo muito importante sobre esse tema, ainda engatinhando no Brasil.  https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0045653521031465  

Em português, nessa página, há alguns documentos sobre vários POPs, entre eles, pelo menos dois documentos que falam de PFAS e/ou PFOA, publicados de 2020 para cá. São inventários da presença e uso dessas substâncias no Brasil. É um passo fundamental para quem trabalha ou vai trabalhar com isso. Baixem, salvem e leiam: http://diretoriopre.mma.gov.br/index.php/category/117-gef-pops-revisao-e-atualizacao-do-plano-nacional-de-implementacao-da-convencao-de-estocolmo-sobre-poluentes-organicos-persistentes-pops-no-brasil?doc=2 

 

- Um estudo muito importante da UFSC muito ligado à nossa atividade. É um estudo epidemiológico e de saúde pública, que conclui que as cidades onde há lançamento de agrotóxicos por aviões, há maior incidência de câncer. Foram analisadas 63 cidades na região de Ribeirão Preto e Barretos, no estado de SP. Lembro que foi assim que o GAC começou, quando a saúde pública nos EUA descobriu “clusters” de câncer, por exemplo, no Love Canal. Ali foi criado o GAC como conhecemos, baseado na mitigação do risco aos bens a proteger, dentre eles, a saúde humana. Um aumento da chance de desenvolver câncer é um risco inaceitável à saúde pública. Os dados da pesquisa indicam que o risco nessas cidades é bem maior que o risco de uma potencial inalação de vapores de benzeno proveniente da pluma de fase dissolvida em uma loja vizinha a um posto de combustíveis.  https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2022/10/12/sp-cidades-onde-avioes-lancam-agrotoxicos-tem-maior-incidencia-de-cancer.htm

 

- Dentro desse tema, indico um vídeo que mostra uma reportagem muito boa da TV Futura falando da presença de Agrotóxicos na nossa água de consumo. É interessante saber que a Portaria 888, de potabilidade, traz limites máximos de concentração de alguns agrotóxicos, porém, essas análises não são feitas regularmente e também essa avaliação não costuma ser cobrada em investigações de águas subterrâneas. Acho que devemos olhar para isso com mais atenção. https://www.youtube.com/watch?v=m-ud6kXX_cY

 

- Notícia muito interessante, divulgada pela professora Juliana Freitas, da Unifesp: Abertas as inscrições para Programa de Mestrado (com bolsa), dentro do Projeto "Alternativas de Remediação In Situ para Ambientes Urbanos Resilientes", vinculado ao projeto temático "SACRE: soluções integradas para cidades resilientes”. Muito interessante https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6986413591528652800?utm_source=share&utm_medium=member_android

 

- Aliás, tinha outra divulgação da professora Juliana, que não sei se coloquei na Newsletter passada. De qualquer modo, aí vai. Uma parceria muito legal entre Unifesp e IPT está selecionando alunos de mestrado no programa de pós-graduação PPG-AAI - Análise Ambiental Integrada da Universidade Federal de São Paulo, em projeto de pesquisa em colaboração entre o IPT e a UNIFESP.      https://www.linkedin.com/posts/juliana-freitas-a5147814_bolsa-de-mestrado-em-instrumenta%C3%A7%C3%A3o-aplicada-activity-6983161086560604160-anPN

 

- Vejam que vídeo impressionante de uns “mineradores” de ouro do Quênia. Vejam como eles lidam com mercúrio. No final do vídeo, finalmente o amálgama queima e o mercúrio todo é evaporado e dá para ver a fumaça indo na direção das crianças... https://www.youtube.com/watch?v=BIoFdJXNk7s

 

- Ainda nessa esteira e relacionado com o vídeo indicado pela Tamara Dias há duas semanas, daquele maluco que fazia experimentos com mercúrio, vejam esse outro maluco, um canadense fazendo demonstrações de como o mercúrio faz o amálgama com ouro e como o ouro é recuperado após essa formação do amálgama e quais os riscos envolvidos na suposta recuperação total do mercúrio. E mais importante do que isso tudo: não repitam esse experimento!!!!! https://www.youtube.com/watch?v=DouQprcf5E4

 

- Semana passada, falamos sobre o misterioso gás que prejudicou praticamente uma cidade inteira, causando a morte de pelo menos uma pessoa e vários animais. Lucas Venciguerra indicou uma reportagem do Fantástico que trata do caso com mais detalhes, ainda de fonte desconhecida: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/10/09/fantastico-mostra-detalhes-do-caso-de-intoxicacao-por-um-gas-misterioso-em-pontal-sp.ghtml

 

- Há algum tempo, recomendei um livro, o “Onde Aterrar”, do famoso filósofo ambientalista francês Bruno Latour. Infelizmente ele veio a falecer no domingo passado. Ele era um dos principais pensadores do movimento ambientalista. Ele deixa uma vasta obra que será lembrada como pioneira na compreensão das transformações pelas quais passa o planeta - ele teorizou o que chamou de novo regime climático que a humanidade atravessa, uma vez que o homem "mudou o mundo", criando o “Capitaloceno”. Durante o auge da preocupação com a pandemia, seus textos foram mais lidos e discutidos, não por coincidência. O mais importante em Latour é a chamada teoria do ator rede: nenhum problema social, político, econômico, ecológico, natural pode ser separado dos seus problemas congêneres. Quando nós separamos os elementos, os fenômenos, e tentamos compreendê-los isoladamente, nós geramos respostas parciais. Leiam um pouco sobre as ideias de Bruno Latour aqui: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2022/10/13/bruno-latour-as-mutacoes-do-clima-e-a-armadilha-do-ser-humano-para-si-mesmo.htm

Notícia do falecimento: https://jornal.usp.br/radio-usp/morre-bruno-latour-filosofo-que-foi-referencia-do-pensamento-ambiental/

Entrevista muito boa dele: https://revistacult.uol.com.br/home/entrevista-bruno-latour/

Outra entrevista muito boa, que destaca o papel internacional do Brasil para o futuro do planeta: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/09/se-o-brasil-achar-solucao-para-si-vai-salvar-o-resto-do-mundo-diz-bruno-latour.shtml

 

- Você já ouviu falar no termo Dark Data? Eu não tinha ouvido, mas Robson Melo me indicou um artigo muito interessante sobre esse tema. Realmente não tinha pensado nisso, é algo preocupante. Uma grande parte dos dados que criamos em nossos celulares e computadores acaba sendo usada apenas uma vez. Seu armazenamento em serviços como o Google Drive ou iCloud, porém, continua consumindo energia — e isso começou a preocupar especialistas ambientais. https://canaltech-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/canaltech.com.br/amp/meio-ambiente/dark-data-o-que-e-isso-e-por-que-esta-se-tornando-um-problema-ambiental-227117/

 

- Conscientes de que não haveria demarcação de nem um centímetro de terra indígena, os povos da região do Solimões (kokamas, tikunas e mayorunas) se organizam para proteger suas terras e modo de vida, aguardando o processo tramitar na Funai, parado desde 2019. A principal preocupação é com piratas e garimpeiros. A união desses povos autodemarcou a Terra Indígena Porto Praia.   https://jornalistaslivres.org/indigenas-do-rio-solimoes-fazem-autodemarcacao-e-montam-guardas-contra-piratas-na-amazonia/

 

- Aqui uma dica muito boa para os meus leitores que são do mundo acadêmico: o Zotero permite a migração rápida e fácil do estilo de citação entre mais de 10.000 tipos. https://twitter.com/MushtaqBilalPhD/status/1579048654194999296?t=KQi1mNzZCZxmDpGvX_RN5A&s=08

 

- Dentro da seção dicas, vejam essas muito boas para o Google Docs. Facilitam bastante a vida: https://twitter.com/TessaRDavis/status/1580219139687256064?t=-WiYvJbg3H8jD5PdQxx5Iw&s=08

 

- Essa reportagem mostra um “Sistema de Pirâmide” que é bacana: um farmacêutico, que trabalha em laboratório, desenvolveu uma metodologia simples e um equipamento barato que remove alguns contaminantes da água, particularmente os agrotóxicos: um destilador solar: basicamente uma estufa que aquece a água contaminada, a água evapora sem o agrotóxico, condensa na pirâmide e é recuperada, sem gasto de energia. Dá para usar nos Pump and Treats?  https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2022/10/09/farmaceutico-gaucho-cria-destilador-solar-que-livra-a-agua-de-agrotoxicos.htm

 

- Reportagem interessantíssima no The Guardian: arqueólogos pesquisadores descobrem a “Capela Sistina” dos nossos ancestrais na Amazônia Colombiana. Pinturas rupestres de mais de 12 mil anos, da era do gelo. É uma "tela" de 13 quilômetros de comprimento cheia de desenhos descoberto na floresta amazônica. As imagens são realmente impressionantes.    https://www.theguardian.com/science/2020/nov/29/sistine-chapel-of-the-ancients-rock-art-discovered-in-remote-amazon-forest

 

- Muito legal essa história, uma garotinha que desde muito nova se encantou pela questão ambiental, ao relacionar os livros de história que a mãe lia com suas aulas de ciências na escola. Durante o isolamento social, a família foi morar em um sítio, onde a relação da pequena Júlia com a natureza se intensificou. Em abril de 2021, aos 8 anos, resolve “criar conteúdo” no Instagram, no perfil Pequenos Protetores do Planeta, onde dá dicas ambientais como descarte de óleo, separação de lixo, etc. Agora, aos 10 anos, conduz o “Papo Natural”, programa onde ela entrevista outras crianças falando de experiências nesse sentido. Além do programa, ela ministra oficinas em escolas de Belo Horizonte   https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2022/10/12/aos-8-anos-julia-criou-o-projeto-para-incentivar-criancas-a-preservar.htm

 

 

Amigas e amigos, muito obrigado pela leitura. No Canal do Youtube (https://youtube.com/c/ecdtraining ) passamos dos 1150 inscritos!!!!!! No Telegram (https://t.me/areascontaminadas ) temos 474 inscritos, no Facebook (https://www.facebook.com/ecdambiental ) temos mais de 900 seguidores, e no Instagram (@ecdambiental) já passamos dos 1080 seguidoras e seguidores e 53 colaboradores financeiros no Apoia.Se.

 

Por hoje é isso. Aguardo os comentários, sugestões e críticas. Mais uma vez peço que acessem o https://apoia.se/ecdambiental para vocês conhecerem melhor a nossa campanha e, se puderem, contribuírem conosco. Se tiverem dúvida, estou à disposição.

 

Se alguém não quiser mais receber as minhas mensagens, é só responder esse e-mail com o texto REMOVER

 

Marcos Tanaka Riyis

Artigos Relacionados

GEODebates 56 - O FUTURO DO SGB-CPRM E SEU PROPÓSITO JUNTO À SOCIEDADE

NOTA DE APOIO AS ENTIDADES DE EMPREGADOS DO SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL – SBG/CPRM

Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021

SIGESP

SINDICATO DOS GEÓLOGOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Vital Brasil, 572 - Sala 3 Bairro Butantã
São Paulo / SP CEP: 05503-000 (11) 3031-4231

Curta Nossa Página