Newsletter ECD #130

Essa é a Newsletter Especial #130, a Última de 2022!!!!!!

 

A “nossa” Newsletter, junto com o “nosso” Podcast Áreas Contaminadas, cumpre um papel de dar poder pelo conhecimento, trazendo informações, conteúdos, textos, temas e dicas que nem todo mundo tem acesso e de dar voz a vocês que comentam, sugerem, indicam, debatem comigo aqui, reconhecendo a importância de todas e todos vocês para o mercado e para o planeta.

É um motivo de orgulho ter vocês aqui conosco lendo, comentando, enviando sugestões, debatendo semanalmente as principais notícias do Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), e também notícias sobre meio ambiente, ambientalismo, saúde, filmes, livros, músicas, teorias para adiar o fim do mundo e outras coisas, sempre com comentários com o objetivo central de construir um mundo melhor para todas e todos.

Se alguém quiser compartilhar a nossa Newsletter, pode mandar o link para preenchimento do formulário de inscrição, que é esse: https://forms.gle/wJoFfUzv9vSkw19g7 .

Algumas das Newsletters anteriores estão no site da ECD (www.ecdambiental.com.br).

E também, graças ao nosso amigo José Gustavo Macedo, nossa Newsletter está sendo publicada também no site do Sigesp – Sindicato dos Geólogos do Estado de São Paulo, o que é motivo de muita honra para nós!!!! Vejam lá a Newsletter #128 e algumas anteriores

https://sigesp.org.br/noticias/newsletter-ecd-128

Aproveito e recomendo aos Geólogos que se filiem ao sindicato, isso é muito importante para toda a sociedade.

 

Essa semana tivemos a honra de ter mais 2 novas inscrições aqui. Somos atualmente em 641. Sejam bem-vindos Gabriel e André!!!!!

Esse ano, então, fechamos a Newsletter com 200 assinantes a mais que no final de 2021. São 200 amigas e amigos novos que se juntam aos que já nos acompanhavam há mais tempo. Talvez quem esteja lendo ache que não é muito, ainda mais tendo como comparação os milhares e milhões de seguidores que os famosos têm em suas redes sociais. Mas para mim, e para nós aqui na ECD é um número assombroso!!!! Mais de 600 pessoas lendo o que escrevemos aqui é muita gente!!!! Esse ano, mais 200 pessoas se juntaram a esse grupo. Se eu pensar em uma sala de aula, onde falo para 30 pessoas, é um crescimento gigantesco. É como um auditório enorme totalmente lotado me “ouvindo” todas as semanas.

Isso é muito bom, pois, primeiro, a nossa palavra é espalhada por aí. Segundo, porque nossa maior proposta é ajudar a construir um mundo melhor e mais justo para todos. Terceiro, porque, dentro do GAC, nosso grande objetivo é democratizar o acesso de textos, notícias, publicações e conversas de bastidor para todo mundo do mercado. Então, podemos dizer que nossa Newsletter foi um sucesso muito grande esse ano. Porém, é uma grande responsabilidade ter mais de 600 pessoas lendo o que escrevemos, temos que ter bastante cuidado com a curadoria das notícias que fazemos e com os comentários que escrevemos, afinal, temos consciência que não existe ciência, técnica ou notícia neutra, e nosso trabalho é recheado da nossa visão de mundo, que estamos confortáveis em mostrar, mas não queremos impor para ninguém, achamos importante que todo mundo desenvolva o seu senso crítico.

Pensando que fizemos 50 Newsletters esse ano, com uma média de 8 páginas só de notícias e comentários por semana, isso dá 400 páginas de conteúdo escrito aqui esse ano. Bastante material para vocês consultarem!!!!! E, de minha parte, agradeço a vocês, porque, para escrever essas 400 páginas, tive que ler muito e estudar mais ainda, o que me tornou uma pessoa melhor, com toda a certeza. Aprendi, critiquei, elogiei, bradei, reclamei, sofri, me emocionei, enfim, foi uma bela caminhada nesse ano, e ela fica ainda melhor tendo vocês como companhia!!!

Resumindo, foi um grande prazer ter feito esse trabalho durante o ano de 2022. No ano que vem vamos tentar preparar algumas coisas a mais para oferecer a vocês.

Agradeço demais pela companhia e contamos com vocês em 2023!!!! Feliz Ano Novo!!!!!

 

 

Gostaria de relembrar que temos uma campanha no “Apoia.Se”, que é muito importante pra gente, pois ela ajuda a mantermos os nossos canais de divulgação científica gratuitos nessa Newsletter e lá no Podcast Áreas Contamiandas. A campanha, para quem quiser e puder contribuir está no site http://apoia.se/ecdambiental

É simples, você escolhe como fazer esse pagamento, com boleto, cartão, etc. A transação é segura como qualquer compra online e mensalmente o Apoia.se faz essa cobrança; se for por boleto, a plataforma te envia os boletos mensalmente.

Agradeço demais aos apoiadores e às apoiadoras atuais, principais responsáveis pela manutenção dos nossos canais de divulgação. Sem a ajuda deles, dificilmente seria possível dedicar todo esse tempo à pesquisa, produção e o desenvolvimento do material gratuito do podcast e dessa Newsletter. Muito obrigado a vocês!!!

 

Ábila de Moraes, Alison Dourado, Allan Umberto, André Souza, Atila Pessoa, Augusto Amável, Beatriz Lukasak, Bruna Fiscuk, Bruno Balthazar, Bruno Bezerra, Bruno Bonetti, Cristina Maluf, Daiane Teixeira, Daniel Salomão, Diego Silva, Fabiano Rodrigues, Felipe Nareta, Fernanda Nani, Filipe Ferreira, Geotecnysan, Gilberto Vilas Boas, Guilherme Corino, Heitor Gardenal, Heraldo Giacheti, João Paulo Dantas, João Lemes, José Gustavo Macedo, Joyce Cruz, Larissa Macedo, Larissa dos Santos, Leandro Freitas, Leandro Oliveira, Lilian Puerta, Luana Fernandes, Luciana Vaz, Luiz Ferreira, Marina Melo, Paulo Negrão, Pedro Astolfi, Rafael Godoy, Renato Kumamoto, Roberto Costa, Rodrigo Alves, Silvio Almeida, Sueli Almeida, Tamara Quinteiro, Tatiana Sitolini, Tatianne Grilleni, Tiago Soares, Wagner Rodrigo, Willem Takiya, e mais 7 apoiadores anônimos.

 

Gostaria também de convidar vocês a ouvir os primeiros episódios do Screening de Notícias, nosso mini-podcast derivado do nosso Podcast Áreas Contaminadas, apresentado por Lillian Koreyasu Riyis. A ideia com o SdN é trazer as principais notícias do GAC, meio ambiente, economia, saúde e de outros assuntos relacionados, fazendo comentários da nossa visão sobre os fatos, da mesma forma que aqui na Newsletter, mas em formato “podcastal”. Espero que gostem. Temos 07 episódios no ar!!!!!

 

Na semana que passou, nossa ideia era ter colocado no ar um Podcast que traria tentativas de respostas para algumas perguntas comuns que as pessoas me fizeram durante esse último ano. Seria a 2ª Parte do Podcast “(Quase) Tudo o que Você Gostaria de Saber Sobre o GAC e Tinha Vergonha de Perguntar”, que fizemos no Episódio #090.

Só que, infelizmente, como eu falei para vocês aqui na Newsletter da semana passada, eu entrei para as estatísticas e contraí Covid. Digo entrei para as estatísticas como força de expressão, porque o “apagão de dados” atual não estimula, nem permite que esse teste positivo seja cadastrado em algum lugar. Então, para os dados oficiais, o meu caso não existiu, nem o teste positivo, nem o desenvolvimento dos sintomas. Assim como eu, vocês certamente conhecem mais uma porção de gente que não entrou efetivamente para as estatísticas da Covid, de modo que não conhecemos o tamanho do problema. Estamos tentando quantificar a massa e delimitar as plumas sem fazer nem um Soil Gas Survey. Enfim, tive meus dias de febre e dores pelo corpo, mas, felizmente, dá pra dizer que estou recuperado, só esperando dar 10 dias para fazer o teste (é hoje!!!!!). As 4 doses de vacina ajudaram muito, o uso de máscara reduziu o contato com vírus, então, resumindo, se cuidem aí, pessoal!!!!!!!

Com isso, não tivemos episódio nessa semana que passou. Em compensação, nessa próxima semana, teremos o último episódio do ano, será um episódio muito especial e diferente: será um “mesacast”, em vídeo (não só áudio) que mostrará uma conversa minha com Michel Tognoli e Rafael Sato em um estúdio duplamente adequado: primeiro porque é um estúdio muito bem equipado para fazer a gravação e segundo porque o cenário é de uma “área industrial abandonada”. Deu vontade de cravar uns liners lá, amostrar o ar ambiente, etc.

Foi uma conversa muito legal. Eles contaram como eles se conheceram, como resolveram se juntar para virarem sócios na Vapor Solutions, como a Econsulting os acolheu, como foram os processos de desenvolvimento dos produtos que deram certo (VSorber, VFast, etc) e os que deram errado (comercialmente errado em princípio, mas que se revelou um acerto), como e por que resolveram entrar em mais um empreendimento, o Vsol, que adquiriu o Laboratório Bachema, como é o mercado nos EUA e na Europa, quais os planos deles para o futuro com todas essas frentes de negócios (ufa...), e ainda sobrou espaço para temas técnicos como TO-15, uptake rate, amostragem passiva e um pouco de piadas também para descontrair.

Confesso que estava meio reticente para fazer esse episódio, afinal “não tenho nem roupa” para aparecer em vídeo, sou um pouco tímido e não tenho aquela “estampa” adequada para isso. Além disso, achei que seria difícil pra caramba de editar depois. Mas eles me convenceram e no fim, gostei demais. A conversa foi muito boa, não me senti nada intimidado, eles são caras muito legais e que adoram o que fazem, isso ajudou pra caramba. O equipamento do estúdio também é excelente, os profissionais de lá idem, então, na verdade, a edição do vídeo não deu trabalho nenhum, foi muito tranquilo. Dá até para pensar em fazer outros especiais nesse formato no ano que vem. Depois me digam o que acharam

 

Então, na próxima semana, teremos o Episódio #135 do Podcast Áreas Contaminadas. Será o último do ano!!!!!!!! Aproveitem!!!!!!

 

Vou aproveitar aqui para fazer uma breve Retrospectiva do nosso podcast, usando alguns dados do Spotify:

- Foram 48 episódios esse ano!!!!! Mais de 50 horas de conteúdo!!!

- Estamos no Top 1% dos Podcasts de Ciência no Spotify!!!! Isso mesmo, Top 1%!!!!!

- Temos ouvintes em 16 países. Irlanda, Uruguai, México e Austrália foram os países onde tivemos mais ouvintes esse ano fora do Brasil. Maravilhoso!!!!! Se você está me lendo aqui e for de um desses países, me mande um alô e me diga o que o faz ouvir o nosso Podcast!!!!

- Um dado impressionante e inacreditável para nós: Estamos entre os 5% mais compartilhados no mundo!!!! De todos os podcasts do planeta, estamos entre os 5% mais compartilhados, pessoal!!!!! Isso é inacreditável, agradeço demais a todos vocês que ouvem e compartilham!!!!!

- Da mesma forma impressionante, estamos entre os 5% mais seguidos dentre todos os Podcasts!!!!! Você que ouve pelo Spotify, siga também a gente por lá!!! Estar entre os 5% mais seguidos sendo um podcast de Áreas Contaminadas é muito impressionante!!!!

- Nesse ano, aumentamos os seguidores em 57% e os ouvintes em 21%!!!! Bastante expressivo, com certeza!!!!

- Finalmente as estatísticas mais legais para mim, e mais impressionantes. Somos o podcast Top 10 para 708 pessoas! Somos o Top 5 de 573 pessoas!!!!! Somos o Top 1, ou seja, o preferido para 267 pessoas!!!!!! É muita gente, pessoal, muita gente mesmo!!!!

 

Realmente é impressionante, agradeço demais a todas e todos vocês. Obrigado demais por caminharem conosco nesse ano. Ano que vem prometemos todo o empenho do mundo para entregar cada vez mais e cada vez mais um material de muita qualidade!!!!!

Claro, não conseguiríamos nada disso sem os nossos queridos colaboradores e colaboradoras financeiras no Apoia.Se, que nos deram uma bela força, um belo estímulo e uma segurança de podermos nos dedicar algumas horas para preparar tudo isso para vocês terem acesso gratuito. E, claro, agradecemos demais aos nossos patrocinadores que, como já disse muitas vezes, mais que parceiros comerciais, são amigos, com legítimo interesse em fomentar o mercado, em promover a capacitação de todo mundo, por isso, estamos juntos, e continuaremos juntos por um bom tempo ainda!!!!

Obrigado, pessoal!!!!

 

 

 

O Nosso Podcast Áreas Contaminadas tem o patrocínio Master da Clean Environment Brasil (www.clean.com.br ), e o Patrocínio Ouro do Laboratório Econsulting (http://econsulting.com.br/) e da Vapor Solutions (www.vaporsolutions.com.br)

 

 

Vamos agora às notícias da semana:

 

Recebi essa semana algumas contribuições muito legais de: Manoel Riyis Gomes, Lucas Venciguerra, Fabiano Rodrigues, Fairah Barroso. Obrigado, pessoal!!!!!  Quem identificar erros ou falhas, ou quem tiver dicas, críticas, sugestões para dar, por favor, me mande, para rechearmos esse espaço com as ideias de vocês.

 

- Recebi, nessa última semana, algumas vagas de emprego para divulgar: Walm (Engenheiro ou Geólogo para o GAC na Bahia), Water Service (Engenheiro ou Geólogo para o GAC), Lets (Estágio), Mérieux (Analista de Laboratório), CPEA (Estágio), Newsfields (Especialista, Rio de Janeiro). Soube também de várias outras vagas não anunciadas em muitas outras consultorias, se você é um profissional da área, recomendo que entre no site da AESAS e entre em contato diretamente com as empresas associadas (www.aesas.com.br). As vagas que recebo ou vejo, compartilho imediatamente no nosso Canal do Telegram (https://t.me/areascontaminadas)

 

- Anuncio, com muita alegria, que estão abertas as inscrições para o processo seletivo da 10ª turma de Pós-Graduação em Remediação de Áreas Contaminadas no SENAC. As aulas vão se iniciar em março/2023. O curso tem duração de 1 ano, com aulas aos sábados, normalmente presenciais, e aulas online em um dia da semana (terça ou quinta). Mais informações e inscrições no site: https://www.sp.senac.br/centro-universitario-senac-santo-amaro/pos-graduacao/pos-em-remediacao-de-areas-contaminadas?inscricao=true

 

- Semana passada, a Lillian, nossa revisora aqui, me disse que a Newsletter estava muito mal-humorada. Talvez seja a Covid. Por outro lado, recebi muitas mensagens de apoio, realmente foram muitas, muito obrigado a vocês que me desejaram coisas boas. Foi muito legal recebê-las, me deu um belo ânimo e ajudaram na recuperação. Então, em gratidão a vocês, vou tentar fazer uma Newsletter mais animada, até para encerrar o ano com um bom astral!!!!!

Vou, então, começar indicando uma nova música para vocês. Antes da indicação, vou contar uma breve história: meu filho encerrou seu ciclo do Ensino Fundamental I essa semana e vai ter que mudar de escola, como a turma toda dele. Era uma turma pequena e muito bacana, muito unida, crianças muito legais, com muita empatia, realmente serão agentes transformadores da realidade em alguns anos. Dentre os amiguinhos do meu filho, um deles, o João, adora música, vive cantando, e gosta especialmente dos Beatles. Recentemente ele estava cantando bastante uma música dos Beatles, que a escola, habilmente, usou de trilha sonora em diferentes momentos da trajetória da despedida da turma. Então, é uma canção que está se comunicando comigo nesse momento, por isso está sendo escolhida aqui. Olhando agora, com um pouco mais de distância, me arrisco a dizer que o João já tinha “matado a charada” há algum tempo, e estava querendo passar a sua mensagem para a turminha toda e também para nós, pais angustiados com as mudanças. E ele certamente conseguiu!!!!

É uma letra até que simples, mas que comunica, de forma muito poderosa, o que estamos tentando dizer aqui na Newsletter nesse momento de renovação de ciclos. A música nos mostra uma mensagem essencial para esse período de fim de ano, fim de ciclo, uma mensagem positiva que nos estimula a continuar caminhando e, mais do que isso, caminhando junto com quem amamos.

Nela, Paul McCartney fala algumas vezes de “Mother Mary”, com o sentido literal de ser a sua própria mãe que havia morrido e apareceu em seus sonhos. Mas tem também diferentes sentidos figurados, místicos, religiosos, ou que se referem à figura de um mentor, de um professor, que diz, em palavras de sabedoria, o conselho mais importante para a vida de quem está ouvindo.

No meu caso, a “Mother Mary” foi o João, que revelou para mim e para a turma inteira dele as palavras de sabedoria mais importantes nesse momento: Let It Be.

Então, pessoal, nesse fim de ano, vocês farão muitas reflexões, estão vendo pessoas mudarem de casas, de profissão, de cargos, de empresas, pensando em novos projetos, no meio desse turbilhão, vão repensar o que querem, o que estão fazendo, como estão vivendo. Durante esse período, propício a essas reflexões, mantenham na mente as palavras de Mother Mary: Deixa Rolar, Let it Be

 

When I find myself in times of trouble

Mother Mary comes to me

Speaking words of wisdom

Let it be

 

And in my hour of darkness

She is standing right in front of me

Speaking words of wisdom

Let it be

 

Let it be, let it be

A-let it be, let it be

Whisper words of wisdom

Let it be

 

And when the broken-hearted people

Living in the world agree

There will be an answer

Let it be

 

For though they may be parted

There is still a chance that they will see

There will be an answer

Let it be

 

Let it be, let it be

A-let it be, let it be

Yeah, there will be an answer

Let it be

 

Let it be, let it be

A-let it be, let it be

Whisper words of wisdom

Let it be

 

Let it be, let it be

A-let it be, yeah, let it be

Whisper words of wisdom

Let it be

 

And when the night is cloudy

There is still a light that shines on me

Shine until tomorrow

Let it be

 

I wake up to the sound of music

Mother Mary comes to me

Speaking words of wisdom

Let it be-e

 

Yeah, let it be, let it be

Let it be, yeah, let it be

Oh, there will be an answer

Let it be-e

 

Let it be, let it be

A-let it be, yeah, let it be

Whisper words of wisdom

Let it be

 

 

 

- Não me recordo quem me deu essa dica (desculpem, deve ser a Covid), mas ela é muito importante. Após decisão do STJ, MPF edita orientação sobre informações ambientais no registro de imóveis. De acordo com o texto, ficou definido no acórdão da Primeira Seção, entre outros pontos, que "o regime registral brasileiro admite a averbação de informações facultativas sobre o imóvel, de interesse público, inclusive as ambientais"; e, ainda, que "o Ministério Público pode requisitar diretamente ao oficial de registro competente a averbação de informações alusivas a suas funções institucionais". Isso abre a porta para que as contaminações sejam averbadas no registro de imóveis do Brasil todo. https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2022/29112022-Apos-decisao-do-STJ--MPF-edita-orientacao-sobre-informacoes-ambientais-no-registro-de-imoveis.aspx

 

- Randy St. Germain é um cientista da nossa área. Um dos grandes, com muita contribuição ao nosso mercado, à nossa ciência de investigação e remediação. Entre outras coisas, ele desenvolveu o UVOST. Já li muita coisa dele, e já o vi/ouvi ministrando cursos e palestras. Sempre vale a pena parar para ler o que ele tem para nos mostrar, além de conhecer muito, ele fala muito bem, é muito bem-humorado, tem tiradas fantásticas. Desta vez, ele escreve um artigo genial sobre investigação e gerenciamento de áreas com LNAPL, sua grande especialidade. Vou tentar comentar melhor esse artigo nas próximas Newsletters, mas vale demais a pena vocês lerem esse artigo vocês mesmos. http://naplansr.com/managing-napl-heterogeneitys-hijinks/

 

- Na Sessão PFAS de hoje, um podcast relativamente curto (18 minutos), onde Richard Stewart, da RemBind fala da investigação e remediação de PFAS no solo.   https://omny.fm/shows/talkingpfas/ep-38-richard-stewart-rembind-pfas-solution-for-so?in_playlist=podcast

 

- Fairah Barroso me indicou um evento muito legal, mas infelizmente ocorreu durante essa semana que passou. É o 21°Seminário Paulista de Segurança Química/Áreas Contaminadas e Saúde, promovido pela Faculdade de Saúde Pública, em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e a Faculdade de Medicina da USP. O tema foi “Novos e Tradicionais Cenários De Exposição Humana a Contaminantes Químicos”, debatendo assuntos sobre a segurança química em produtos presentes no cotidiano. Além de abordar políticas públicas e ações de vigilância no combate à poluição atmosférica por deriva aérea de agrotóxicos e por emissão industrial. Reitero aqui que penso que o “nosso” GAC deveria se aproximar muito mais da Saúde Pública, aprender com o que eles estão fazendo e ensinando os detalhes do nosso trabalho para eles. Bom, infelizmente não vamos conseguir assistir, mas vejam a programação, que interessante. Se alguém por acaso conseguiu assistir ou tem pesquisas nessa área, por favor, fale comigo para nós divulgarmos mais esses conteúdos: https://12-sas-cvs.my.canva.site/21sac/#painel-1-14-12

 

- Recentemente falei sobre Bruno Latour, ambientalista e filósofo francês que faleceu há poucas semanas. Uma de suas obras mais importantes se chama “Onde Aterrar”, e o aterrar aí é no sentido de “pousar”, “fazer morada”. Curiosamente vi a indicação desse livro pelo Leoni. Para quem não conhece, é um músico, compositor, cantor, foi da cena do Rock dos anos 80 no Kid Abelha e Heróis da Resistência, depois seguiu carreira solo nos anos 90 em diante. Só que, diferente de boa parte dos antigos roqueiros oitentistas, ele é uma pessoa muito engajada e ativa nas questões socioambientais, recomendo que vocês o sigam pelas redes. Mas, falando do Latour, ele deu uma entrevista fantástica em 2020 para o fantástico Fórum de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Recomendo que assistam. https://www.youtube.com/watch?v=LCqpoRNanMM

 

- Essa semana (12/12) foi aniversário de Augusto Ruschi, o Patrono da Ecologia no Brasil. Ele faria 107 anos. Ele foi um cientista de renome internacional, pesquisou várias coisas, entre elas, talvez a mais conhecida, foram os beija-flores, e como curiosidade, diziam que ele era capaz de se comunicar com essas aves. Além disso, ele foi um ardoroso defensor da Amazônia e outros biomas durante o período da ditadura militar brasileira, quando se havia a ideia de “ocupar” a Amazônia e quando defender o meio ambiente era ainda mais “perigoso” que agora. Em 1965, o naturalista mobilizou a sociedade capixaba para impedir que o governo do estado derrubasse áreas de vegetação nativa para implantar monoculturas. Em 1971, denunciou as ações da Aracruz Celulose, que havia expulsado 700 famílias indígenas e se apoderado de suas terras para plantar eucaliptos. Dentro da nossa área, Ruschi também iniciou a discussão sobre os efeitos poluidores de agrotóxicos sobre os ecossistemas, publicou trabalhos sobre o assunto e denunciou os perigos do uso do DDT, poucos anos depois de Rachel Carson. Em reconhecimento ao seu papel como pioneiro da causa ambiental, recebeu o título de Patrono da Ecologia no Brasil.

https://twitter.com/historia_pensar/status/1602535359711219712?s=08

https://www.augustoruschi.com.br/augustoruschi-2.html

 

- Falando em Amazônia, em Ecologia, essa semana (15/12) também foi aniversário de Chico Mendes, que completaria 78 anos e foi assassinado por ruralistas em 1988 por conta de seu ativismo político e ambiental (indissociáveis). Esse é um personagem que certamente todos vocês conhecem. Também militante político que combateu a ditadura militar, foi sindicalista e organizou os seringueiros da região de Xapuri, no Acre. Lutava pela floresta, pelo ambiente, pela reforma agrária e pelos trabalhadores. Foi o grande mentor da Marina Silva, que foi considerada sua sucessora. Foi homenageado por muitos artistas, cineastas e músicos, como o grupo venezuelano Maná, Sepultura e nada menos que Paul McCartney. Chico Mendes, presente!!!!! https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Mendes

 

- Governo Federal, essa semana, deu sinal verde para o “fracking”. O Governo lançou o edital do projeto “Poço Transparente”. O fracking consiste na exploração de reservatórios não convencionais de petróleo e gás por meio de técnicas como o fraturamento hidráulico e já foi banida em países como Alemanha, França e Reino Unido por estar associada a riscos à saúde humana e impactos socioambientais. A 350.org é uma das 16 organizações da sociedade civil que, em nota lançada na sexta-feira passada (09/12), criticaram o edital e pediram sua “revogação imediata”. As entidades citam que o projeto foi feito para beneficiar a empresa Eneva e que tem altíssimo potencial de impacto ambiental. Leiam a reportagem completa, além de texto interessante que explica um pouco o fracking.  https://apublica.org/2022/12/governo-da-sinal-verde-ao-fracking-em-edital-com-concessoes-a-entidades-de-petroleo-e-gas/

 

- Lucas Venciguerra nos indica uma reportagem interessante da DW, que mostra uma pesquisa feita com brasileiros que desconhecem os problemas ambientais decorrentes dos combustíveis fósseis. 47% acha que o gás natural é importante para a transição para energia de baixo carbono e 40% acha que é um combustível “amigo do meio ambiente”. Metade dos brasileiros acha que o petróleo é componente essencial para a economia nacional. Conceitualmente as pessoas pesquisadas estão errados, é claro, afinal, tanto o gás quanto o petróleo são os principais “vilões” das mudanças climáticas e da poluição atmosférica em grandes centros, e os dados da pesquisa nos preocupa, por evidenciar a falta de informação ambiental para a população. Mas dá pra entender o resultado. Falta tanta coisa no Brasil que não dá para exigirmos uma consciência ambiental desse nível na nossa população. Quanto ao aspecto econômico, eu acho que é pouco 50% das pessoas acharem que o petróleo é importante para a economia. O petróleo é essencial para a nosso modelo econômico atual, no mundo globalizado, capitalista, de acumulação e consumo. A transição energética não poderá ocorrer sem antes haver uma transformação social e econômica muito profunda. Vejam a pesquisa e a reportagem: https://www.dw.com/pt-br/a-desinforma%C3%A7%C3%A3o-sobre-combust%C3%ADveis-f%C3%B3sseis-no-brasil/a-64046286

 

- Grupo que estuda o decrescimento publica artigo na Nature, dizendo que o decrescimento pode criar prosperidade ao usarmos menos material e menos energia e tirar o crescimento econômico do maior objetivo. Trabalhar menos, gastar menos recursos, produzir menos resíduos. E dançar mais!!!! Pode ser uma lista de resoluções de Ano Novo, o que acham? https://www.nature.com/articles/d41586-022-04412-x

 

- Você sabia que o “Berço do Homem Americano” fica no interior do Piauí? Em São Raimundo Nonato, no Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade. E você sabia que foi liberada uma área gigantesca, de 6 mil hectares, para plantio de soja há menos de 10 Km do Parque Nacional, com chances de abrigar tesouros arqueológicos? Há registros de 60 mil anos no Sítio Boqueirão da Pedra Furada.

Leiam sobre o plantio de soja: https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2022/12/12/liberar-soja-ao-lado-do-berco-do-homem-americano-gera-criticas-e-medo-no-pi.htm

Leiam sobre o Berço do Homem Americano: http://siteantigo.pi.gov.br/materia/conheca-o-piaui/sao-raimundo-nonato-o-berco-do-homem-americano-639.html

 

- Fabiano Rodrigues indicou esse vídeo bem interessante: barragem subterrânea no semiárido brasileiro. Eles mostram várias técnicas de se fazer uma “contenção” da água subterrânea para fazer algo como um reservatório subterrâneo de água. Para isso, claro, a rocha mãe deve ser relativamente rasa (menos que 5-6 metros), o a condutividade hidráulica não deve ser muito alta, nem muito baixa, o regime de chuvas deve ficar também dentro de uma faixa. Fabiano lembrou bem que essa técnica, não muito cara, pode ser usada como medida de intervenção por contenção. https://www.youtube.com/watch?v=ayz9uhFTRrc

 

- Para finalizar, recomendo essa tirinha do Armandinho, baseada em uma frase de Martin Luther King Jr., que dialoga com a canção indicada hoje. Ela diz que: Nós não somos hoje o que gostaríamos de ser; nós ainda não somos o que iremos ser; mas Graças a Deus, nós não somos mais o que éramos. Olhando para o mundo, para o GAC, para o país que descrevíamos na Newsletter há um ano, hoje com certeza estamos muito melhores e com excelentes perspectivas. Então, ouça essas palavras de sabedoria: Let it Be. Muito obrigado por tudo, muito obrigado por tanto!!!! Nos vemos no Ano Que Vem!!!!!!!! https://twitter.com/jeanpassos/status/1601673817512095744?t=fLZRJYqkM6Q-KgVmxjkTGQ&s=08

 

 

Marcos Tanaka Riyis

Artigos Relacionados

GEODebates 56 - O FUTURO DO SGB-CPRM E SEU PROPÓSITO JUNTO À SOCIEDADE

NOTA DE APOIO AS ENTIDADES DE EMPREGADOS DO SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL – SBG/CPRM

Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021

SIGESP

SINDICATO DOS GEÓLOGOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Vital Brasil, 572 - Sala 3 Bairro Butantã
São Paulo / SP CEP: 05503-000 (11) 3031-4231

Curta Nossa Página